Microsoft está desenvolvendo um cachecol inteligente

smart-scarf-1-590x330Notícias da Microsoft continuam a chegar essa semana. A companhia já detalhou alguns dos seus grandes produtos que estão por vir, incluindo a atualização grátis do Windows 10 em sistemas operacionais anteriores, e o ambicioso headset de holograma conhecido como HoloLens. Contudo, se você pensou que esses anúncios poderiam ser usados para algum tipo de peça do corpo peculiar, então está com sorte. Pesquisadores na Microsoft estão desenvolvendo um cachecol inteligente.

O Projeto Swarm (Sensing Whether Affect Requires Mediation/traduz-se algo como Sensor Intermediário Se Afetado) foi revelado durante uma apresentação na conferência de Interação Encarnada, Incorporada e Tangível na Universidade de Stanford, no último Domingo. Os pesquisadores propuseram novas ideias, de como as pessoas poderiam interagir fisicamente com a tecnologia, sendo isso, para os estudantes formados e pesquisadores internos da Microsoft, criar um aparelho que reagisse a dados biométricos, como emoções.

O cachecol protótipo é feito de um feltro industrial de formato hexagonal, com módulos de tafetá em cobre condutor. Os usuários aparelham o cachecol ao seu smartphone via Bluetooth e usam o aplicativo do Swarm para o comando de aquecimento ou vibração, dependendo dos módulos incluídos. Os usuários podem manusear a rearranjar o cachecol para conforto adicional, e a equipe está trabalhando em novos módulos de resfriamento, para alívio de estresse. Enquanto o fator de formas do cachecol foi feito para tornar a tecnologia mais discreta, de acordo com Michele Williams, co-autora da planta explicando o projeto, os usuários também podem usá-lo de maneira mais estilosa.

Embora o quão atraente isto possa parecer, o cachecol inteligente, no momento, possui propósitos acadêmicos. De acordo com a entrevista com os pesquisadores no MIT Technology Review, é para tentar encontrar novos métodos com tecnologia terapêutica como essa, para poder beneficiar aqueles com deficiências físicas ou psicológicas. Não é só pelo fato da equipe quer adicionar um reprodutor de música que signifique que eles almejem o iPod. Em outras palavras, não espere encontrar esse cachecol nas lojas tão cedo.

smart-scarf-2Porém, só porque você não poderá comprar este cachecol inteligente em particular, não significa que você nunca poderá comprar outro cachecol inteligente. É o velho oeste de peças de roupa e algo que hoje pode parecer loucura, poder acabar sendo a maior e mais inovadora nova ideia do amanhã. Por que parar nos relógios, óculos, bandanas de academia, ou anéis inteligentes? Por que não um vestido inteligente que se torna transparente quando o usuário o está usando (modo de falar, claro) ?

Evidente como nunca, a Microsoft está começando a ter uma rasa tecnologia futurística em construção, que talvez você possa comprar um dia.

Fonte: Geek