Hackers roubaram 1 bilhão de dólares de bancos ao redor do mundo

Bruteforce
Força bruta por Shutterstock

Que os bancos são o principal alvo de hackers, isso todos nós sabemos. Mas alguns hackers estavam fazendo algo um pouco maior do que todos imaginávamos. Até US $ 1 bilhão foi roubado de 100 bancos ao redor  do mundo por um grupo de cibercriminosos  ao longo de um período de dois anos, de acordo com a empresa de segurança informática russa, Kaspersky Lab.

O grupo, conhecido como Carbanak, tomou a abordagem incomum de roubar diretamente dos bancos, em vez de atacar os clientes. de uma forma bem cuidadosa, e-mails foram enviados para enganar os funcionários coma abertura de softwares maliciosos, o que permitiu o acesso as redes internas, e de vigilância dos bancos.

Kaspersky disse que a vigilância por vídeo foi usado para aprender como os processos do banco funcionam, de modo que o grupo poderia passar suas ações como processos e transações legítimas. O grupo também ordenou remotamente que caixas eletrônicos liberassem dinheiro no momento que um integrante do grupo estivesse no local para receber.

O diretor da Interpol Digital Crime Center, Sanjay Virmani, disse em uma declaração preparada pela Kaspersky que “esses ataques reforçam o fato de que os criminosos irão explorar qualquer vulnerabilidade em qualquer sistema.” Ele também disse que esses ataques “destaca o fato de que nenhum setor se pode considerar imune a qualquer ataque e deve abordar constantemente procedimentos de segurança.”

A empresa disse que estava trabalhando com a Interpol, Europol e as autoridades de diferentes países para tentar descobrir o grupo, que tem membros na Europa, Rússia, Ucrânia e China.

Complicado não?

Via Neowin