O laser ATHENA pode parar um caminhão a mais de 1,5 KM de distância

laserbeams

Ah os lasers. Eles tem uma gama impressionante de possibilidades, como aquecer a água sobre a pele e causar uma dor terrível ou abater alvos aéreos. A novidade agora é que ele pode ser usado para parar um caminhão em movimento!

A empresa Lockheed Martin está testando um novo laser de fibra-óptica, chamado ATHENA capaz de queimar o distribuidor do motor de um caminhão a mais de 1 KM de distância! Para o teste, o veículo teve seu motor e seu sistema de transmissão em funcionamento, enquanto o resto do veículo estava “parado”. Ao invés do motor explodir como acontece em Hollywood, o veículo simplesmente ficou impossibilitado de se movimentar. Isso quer dizer que a  Lockheed acredita que o equipamento possa ser usado como arma não-letal contra veículos em movimento, até mesmo em Caminhões Tanques ou veículos que carreguem qualquer material explosivo em direção a base militares por exemplo.

ATHENA é baseado no sistema da Lockhead, ADAM, que foi projetado inicialmente para abater foguetes inimigos no ar. Desta vez, o hardware usado uma técnica chamada “disparo de espectro combinado”, que envolve pegar vários módulos do laser e direcioná-los no mesmo lugar para criar um feixe de laser único e muito mais poderoso.

Será que é o mesmo sistema da Estrela da Morte? 😀

Via Engadget