Heliyon – A revista científica online livre da Elsevier

Heliyon

Quem estuda na área da ciência e tecnologia e já teve que fazer pesquisas profundas sobre um determinado assunto provavelmente já esteve numa situação em que suas respostas são providenciadas por artigos científicos cuja versão completa está disponível apenas por uma taxa de cerca de 30 dólares. A Elsevier, grande editora acadêmica, está propondo uma revista livre e simplificada para artigos científicos, tanto pela ótica do leitor quanto a do pesquisador.

A plataforma, denominada Heliyon (em referência ao deus grego do Sol, Helios), promete ser uma plataforma de livre acesso movida pela comunidade. Os artigos serão todos publicados através de uma licença Creative Commons (podendo escolher entre a licença CC-BY, que permite qualquer forma de uso de seu artigo contanto que seja atribuído devidamente o crédito ao autor, e a licença CC-BY-NC-ND, que não permite uso comercial nem trabalhos derivativos, mas garante o direito de compartilhamento e distribuição do trabalho, sob atribuição ao autor), o que significa que a leitura é totalmente gratuita.

Para o autor, o projeto se compromete a facilitar sua vida de várias formas. Em contraste com as demais revistas científicas, a plataforma Heliyon não é especializada em um assunto específico, permitindo que quaisquer trabalhos científicos podem ser publicados na revista. A Elsevier também promete um sistema eficiente de revisão de artigos, com o objetivo de poder publicar artigos aprovados o mais rápido possível. Por fim, a editora garante que os trabalhos serão extensivamente espalhados, através não apenas da republicação por outras plataformas como Scopus e ScienceDirect, mas também pela divulgação em blogs e redes sociais. O autor poderá conferir o alcance de seus trabalhos por estatísticas fornecidas pelo Heliyon. A publicação não é gratuita, e o pagamento é feito pela instituição a qual ele pertence ou pelo corpo financiador, como ocorre na maior parte das revistas científicas.

O sistema deverá entrar em Beta no meio do ano, mas já está aberta para inscrição de artigos.