Você conhece todos os tipos de Kryptonita?

Kryptonita

É meus amigos, infelizmente para o Homem de Aço, uma pequena pedra pode ser seu calcanhar de Aquiles. Mas se isso não bastasse, a Kryptonita pode ser encontrada em diversas cores com diversos efeitos ao Super-Homem. Mesmo ela afetando todos os kryptonianos, a pedra pode ter seu efeito anulado com chumbo! Conheça os vários tipos de Kryptonita:

Kryptonita Verde:

A mais clássica de todas, a Kryptonita verde é mortal ao Homem de Aço. Causa terríveis dores e pode matá-lo caso tenha uma exposição prolongada. A radiação também afeta os humanos caso eles sejam expostos por muito tempo. Já o Bizarro acaba se fortalecendo com ela. Na série Smallville, a Kryptonita verde tinha poderes curativos o Bizarro.

Também é usada por Metallo como fonte de energia (e arma contra o Sups). É a Kryptonita mais comum.

Kryptonita Vermelha

Kryptonita Vermelha:

Foi criada quando a chuva de meteoros passou por uma nuvem de gás vermelha. Na Pré-crise a Kryptonita vermelha causa efeitos aleatórios no Superman com duração de 72 horas. Desde adicionar braços a transformar em um dragão. Aparentemente, cada pedaço de da pedra vermelha só podia afetar um kryptoniano uma única vez, necessitando outro pedaço para um novo efeito (mas que nunca seria o mesmo).

Já em Smallville, Clark perdeu praticamente todas suas inibições e se transformou em vilão ao ser exposto.  Em um certo ponto da série, ele já não era mais afetado pela kripitonita vermelha.

 

Kryptonita Preta

Kryptonita Preta:

Em Smallville “As Aventuras do Superboy” ela foi usada em um episódio para separar o Clark kryptoniano do Clark criado na Terra, depois que ele entra na caverna e passa 3 meses em um treinamento. Quem oferece a pedra é o Dr. Swann à sua mãe, e ela consegue separá-lo num Superman mau e um Clark Kent bondoso e sem poderes, dividi-lo em um Superman azul e outro vermelho. Também pode ser usada em humanos, como foi visto com Lex Luthor e Doomsday.

Já nos quadrinhos, a kryptonita preta foi utilizada recentemente por Lex Luthor  a mando de Darkseid para expor verdadeira “natureza” da Supergirl.

Kryptonita Prateada:

Em  Superman Pal, Jimmy Olsen # 70, a kryptonita prata fazia parte de uma piada de Jimmy para comemorar a bodas de prata do Super-Homem. Ela não tem quaisquer poderes; é apenas um adereço. (Clark não deve ter curtido isso)

Já em Smallville, a pedra prateada foi criada pelo doutor Milton Fine. O alter ego de Braniac e foi criada usando rocha carvão e o metal líquido do qual seu corpo é feito. Quando Clark é picado por essa forma artificial de Kryptonita, ele começa a ter delírios paranoicos e fica convencido de que seus amigos e familiares vão destruí-lo. A Kryptonita prateada provoca alucinações e delírios de que o que está realmente acontecendo é, de fato, algo muito mais sinistro.

Kryptonita Amarela:

Não passa de uma brincadeira de “mau gosto” de Lex Luthor.

Kryptonita Azul

Kryptonita Azul:

A Kryptonita azul original foi usada pelo Superman no Raio Duplicador de Bizarros ( Tem vários Bizarros por aí). Ela faz mal aos Bizarros, mas não afeta humanos e kryptonianos. Em Smallville a kryptonita azul foi introduzida na Sétima Temporada, anulando temporariamente os poderes de Clark. Ao se afastar da Kryptonita, os kryptonianos voltam a ter os poderes naturalmente. Também foi usada para sobrecarregar o Bizarro na série.

Kryptonita Branca:

Afeta a vida vegetal. Não faz nada a humanos e kryptonianos. Não existe na continuidade Pós Crise.

Kryptonita Rosa:

Apareceu em Supergirl (vol. 4) #79, em uma versão cômica. Quando o Superman foi exposto, ele acabou se transformando em um homossexual ‘-‘

Kryptonita X ou Kryptisium:

Professor Hamilton colocou este termo para se referir à mudança que ocorreu com a Kryptonita que o Cyborg Superman explodiu no Eradicator atingindo o Superman. Em vez de ser letal, os poderes do Super-Homem foram restaurados. Até demais! A kryptonita fez que o Homem de Aço absorvesse a energia solar a uma taxa muito rápida, assim fazendo seus poderes irem além de seu controle, além de ganhar mais massa muscular. Ela eventualmente foi extraída do Super Homem.

Kryptonita Lenta:

Kryptonita Lenta é uma variação da kryptonita produzido por Metallo que afeta os seres humanos. Elaé chamada “Slow Kryptonite”  porque os raios enviados pela kryptonita  “normal” são em alta em freqüência e sincronizam com o corpo kryptoniano acelerado. A Lenta libera raios de baixa frequência (raios lentos) que acaba sincronizando com o corpo humano lento. Assim então afetando os humanos.

Magno Kryptonita:

Magno-Kryptonita é uma variação da Kryptonita que rastreia objetos de Krypton. Ele aparentemente afeta pessoas de Krypton e nem mesmo a força do Superman ou Bizarro podem escapar dela.

Kryptonitas

Kryptonita Joia:

Kryptonita Joia possui a capacidade de ampliar os poderes psíquicos de pessoas na Zona Fantasma. Foi introduzido na nona temporada de Smallville.  Ela permitia que Clark pedisse o que quisesse a qualquer um. Mas apenas uma unica vez. Ela podia funcionar nele mesmo.

Anti-Kryptonita:

Pré-Crise: Anti-Kryptonita não prejudica kryptonianos super-poderosos (Superman por exemplo), mas tem os mesmos efeitos da normal sobre  kryptonianos sem super poderes ou contato com o Sol amarelo.

Pós-Crise, este é o nome formal da Kryptonita do primeiro universo de antimatéria. Ela só afeta kryptonianos dessse universo, não tendo efeito sobre kryptonianos do universo comum.

Kryptonita Vermelha do Bizarro:
Esta variedade afeta os seres humanos da mesma forma que a Kryptonita Vermelha afeta os kryptonianos.

Kryptonita-X:

Primeira aparição: Action Comics # 261
Kryptonita X(Apenas pré-crise) é uma Kryptonita sintética que concedeu superpoderes ao Streaky.

Kryptonita Sangue:

Nos Novos 52, o Culto de Conner – uma seita religiosa dedicada ao ressuscitar Superboy, utilizaram a “Kryptonita Sangue” em um ritual preliminar para ressuscitar Sue Dibny. Enquanto se assemelha fisicamente a verde , a variante “Sangue” drena uma porção da força de vida dos participantes e dirige esta energia para uma efígie do falecido como parte de uma cerimônia de ressurreição kryptoniano. Mais tarde é revelado que esta era uma manipulação de Felix Fausto e a rocha era uma Kryptonita Verde ou não era Kryptonita de qualquer maneira.

krypto

Kryptonita  manchada Roxa

Uma pedra falsa no desenho animado “Krypto o Superdog”. Esta variedade faz Krypto perseguir sua cauda.

Kryptonita Vermelho / Verde:

Uma  Kryptonita sintética criada por Brainiac que criou mutações no Superman. Esta variedade fez crescer um terceiro olho na parte de trás de sua cabeça. Aparentemente o misto de kryptonita não faz nada, além de amplicar os efeitos da kryptonita vermelha.

Kryptonita sintética:

Uma versão sintética da Kryptonita verde foi desenvolvido por Gus Gorman no filme Superman III, onde ele substituiu o “elemento desconhecido” em Kryptonita verde com alcatrão. O resultado da exposição a Kryptonita sintética mudou o comportamento do Superman a ponto de ser mau e destrutivo, tanto para si mesmo e para os outros. Ele também eventualmente separou o Superman em dois. O lado bom e o lado mal. Tudo deu certo quando o lado bom do Superman prevaleceu, assim transformando o comportamento do Sups ao normal.

Kryptonita Aço:

Aparecendo apenas no episódio “Desafio dos Super Amigos” em “Super Amigos, descanse em paz”, a Kryptonita Aço foi descrito por Lex Luthor como uma “forma inofensiva de Kryptonita” que somente Superman poderia quebrar. Trata-se, presumivelmente, um metal refinado com propriedades semelhantes às do aço de liga de ferro. Superman forjou uma caixa feita deste material para armazenar uma arma que eles confiscaram do Legion of Doom em algum ponto. A Legião descobriu como enganar Superman para abrir a caixa para eles.

Kryptonita Opala:

Kryptonita Opala é uma versão sintetizada de Kryptonita que foi criada por Terrence Sloan na Terra 2, e aparentemente pode deixar Kryptonianos temporariamente insanos. A Opala só funciona por um curto período de tempo no entanto e eventualmente, se transforma em uma pedra comum após um determinado período de tempo.

Krimson Kryptonite:

Na continuidade Pós-Crise, a Kryptonita Carmesim apareceu como uma construção artificial de Mr. Mxyzptlk que eliminou os poderes do Super-Homem. O efeito desta Kryptonita poderia ser eterna até que Luthor confessasseClark Kent que o duende da quinta dimensão duende deua rocha, sem saber do alter ego do Super-Homem. Ao contrário de outros Kryptonitas, esta não é radioativa!

Svgold1
Kryptonita Dourada:

É a Kryptonita devastadora! Com ela é possível remover os poderes do Superman. Na pós-crise, apenas a Kryptonita dourada afeta kryptonianos que se originam de uma mesma realidade. Superman uma vez visitou um universo de bolso, em que ele descobriu que três conquistadores kryptonianos haviam devastado a Terra. Ele utilizou a kryptonita dourada para remover seus poderes.

A Kryptonita artificial dourada de Luthor funciona basicamente como a versão pré-crise (Todos os kryptonianos em contato com essa kryptonita perdem seus poderes para sempre na versão pré crise. E isso passa como fator de hereditariedade aos seus filhos), entretanto os efeitos de interferência são apenas temporários ao contrário do pré-crise.  O período de tempo da interferência é presentemente desconhecida e a sua gama eficaz parece ser apenas limitada para dentro de uma curta distância de alguns metros. Entretanto se ela for usada em um kryptoniano fazendo alguma atividade perigosa como mover um barril de 50 toneladas, ele pode morrer pela destituição dos seus poderes.

Em Smallville, a Kryptonita dourada foi mencionada pela primeira vez na temporada 10, no episódio “Luthor”, em que Clark Luthor possui uma cicatriz do brasão da família Luthor em seu antebraço. Clark menciona que recebeu a cicatriz de Lex Luthor, e diz: “Não há retorno com a kryptonita dourada”, o que implica que, em continuidade desta série, a dourada provoca lesões que não podem ser totalmente curadas pelo fator movido a energia solar cura de Clark.

Ufa! E você conhecia todos esses tipos de Kryptonitas? Não deixe de comentar!

Baseado na lista da DC WIKI