Adrenalina! 5 Games com grande sensação de velocidade

F Zero GX

Quando foi anunciado que Mario Kart 8 receberia uma nova configuração de corrida, 200cc, que representaria uma velocidade que a série jamais viu, jogadores por todo o lugar ficaram animados. Mas que tal vermos jogos que deixam qualquer Mario Kart no chinelo em termos de adrenalina e velocidade?

Esta lista, deve ser deixado claro, não avalia a velocidade absoluta dos veículos ou personagens, mas sim a sensação de velocidade que o jogador sente ao passar pela experiência de estar dentro deles.

Knuckles Chaotix

 

Knuckles Chaotix é um jogo da série Sonic, que alguns não-fãs podem não conhecer, e foi lançado para a extensão 32X do Mega Drive. No jogo, você joga com dois personagens (dentre o elenco de Knuckles, Vector, Espio, Charmy e Mighty, além dos estorvos Heavy e Bomb) ao mesmo tempo e passa por várias fases entre cinco temas. O jogo chama atenção pela sua jogabilidade única, pela sua beleza gráfica, pelos Special Stages (uns dos mais legais de toda a série Sonic) e por ser bem movimentado.

De todos os jogos 2D de Sonic que eu poderia ter escolhido (todos conhecidos justamente pela sua velocidade), Knuckles Chaotix é o mais cinético, portanto foi escolhido. Sua mecânica envolve dois personagens unidos por um “elástico” feito de energia, e pode ser usada para atingir locais mais altos, ou simplesmente correr muito rápido. Knuckles Chaotix é possivelmente o jogo 2D de Sonic mais veloz de forma geral; embora haja muitos “momentos parados”, não há nenhuma ação no jogo que não tenha o intuito de gerar movimento.

Burnout 3: Takedown

 

Burnout 3: Takedown foi lançado inicialmente para Playstation 2 e é um ponto pivotal para a série.

Burnout 3 (além dos jogos subsequentes, Revenge, Dominator e Paradise) merece menção não pela sua velocidade absoluta, que é até bem baixa comparada com os demais itens, mas pela sensação que o jogo consegue trazer. O audiovisual do jogo é todo dedicado a fazer você se sentir muito rápido: um efeito de motion blur sutil mas eficaz, truques na câmera ao ativar o turbo, e, ainda mais notavelmente, um delicioso som de “woosh” a cada objeto por qual você passa em alta velocidade. Ainda há as faíscas voando, pedaços de carro pra tudo que é lado, e mesmo a câmera lenta ativada quando você bate ou derruba um oponente ajuda a acrescentar adrenalina, mostrando em detalhes o quão longe os carros voam a cada impacto forte e o tanto de estrago feito à velocidade em que você está.

F-Zero GX

 

F-Zero GX é o terceiro jogo da série F-Zero (se você não contar BS Grand Prix II no SNES), lançado para o Gamecube após o popular F-Zero X, do Nintendo 64

Enquanto Burnout lançou mão de diversos efeitos audiovisuais para dar a impressão que o jogador está correndo realisticamente rápido, F-Zero GX tenta dar a impressão de estar futuristicamente rápido. Já um jogo incrivelmente rápido só pela velocidade que atinge (mas com pistas largas o suficiente para que o jogador saiba o que está fazendo), a coisa fica muito mais alucinada quando se está competindo com outros 29 corredores, e cada um com velocidades muito variadas, graças ao sistema de turbo que impulsiona instantaneamente o veículo, diferente do que ocorria em F-Zero X. Pode-se dizer que o que mais contribui para a sensação de velocidade que o jogo traz são os seus oponentes. Toda vez que se aproximam com velocidade, você pode ouvir um ruído característico da sua aproximação, e quando estão mais rápidos que você, pode-se ver uma trilha de luz saindo das suas turbinas.

Sonic Unleashed

 

Sonic Unleashed foi lançado em 2008 para o Playstation 3 e o Xbox 360. Seu sistema tem jogabilidades separadas, como os seus predecessores mais recentes – os Adventures, Sonic the Hedgehog e Heroes de certa maneira – divididas em fases de corrida (como uma pista de obstáculos), simbolizadas pelo ouriço correndo de dia, e fases beat’em up de plataforma na noite, com Sonic transformado em um “lobiouriço”. Evidentemente este item se trata das etapas correspondentes àquela jogabilidade.

As fases de Sonic Unleashed, como mencionado antes, são uma espécie de “pista de obstáculos”. Porém, é uma pista de obstáculos INSANAMENTE veloz, ao passo que Unleashed é o primeiro jogo de Sonic a verdadeiramente respeitar a velocidade por qual o personagem é conhecido. A câmera ajuda a dar aquela sensação de adrenalina, e o “boost” vem acompanhado de um efeito de passa-alta na música, dizendo ao jogador “esse ouriço tá realmente distorcendo o som de tão rápido que ele corre”.

Unleashed foi escolhido sobre o jogo subsequente, Sonic Generations, pois suas fases são muito mais cinéticas, isto é, mais baseadas em transpor obstáculos em alta velocidade, enquanto Generations é um pouco mais calma e recheada de pausas para “saltos cuidadosos”. A decisão foi difícil, considerando que metade de Generations é a jogabilidade clássica de Sonic, que sempre foi rápida e substitui a lenta jogabilidade de noite presente em Unleashed.

Ballistics

 

O vídeo acima mostra tudo que é necessário. Ballistics é um jogo para PC e para Arcades em qual você compete em um circuito de obstáculos tubular antigravitacional com veículos que ultrapassam a velocidade do som; e o jogo realmente proporciona essa velocidade toda. Em fato, há de se dizer que o maior defeito do jogo é ser tão rápido que o jogador é obrigado a decorar o circuito e os obstáculos ao longo da pista, pois a velocidade é realmente insana e as pistas são apertadas. Não obstante, efeitos visuais e sonoros ajudam a fazer você se sentir dentro de um veículo incontrolavelmente veloz. A própria cabine de arcade (na qual eu já tive a oportunidade de me assentar) é feita para o jogador se sentir literalmente uma bala; ele fica quase que deitado olhando para a tela, e a poltrona treme durante todo o tempo em que o turbo (que efetivamente leva o veículo a atingir a velocidade supersônica) é ativado.

Mas e Wipeout HD?

Wipeout HD, que definitivamente é bem rápido, não foi incluído na lista. O motivo verdadeiro é que, embora um jogo rápido, Wipeout HD tem um visual não tão focado em oferecer uma sensação de velocidade, e sim em facilitar um pouco o controle do jogador, que é já difícil pela alta velocidade do jogo. Portanto, é um jogo muito rápido, mas que faz o jogador se sentir mais no controle pela fluidez da movimentação, em vez de uma besta voando loucamente pela pista sem saber para onde vai. Seria incorreto julgar que Wipeout HD é um jogo conhecido por sua adrenalina.