Rússia pretende enviar humanos a Lua antes de 2030!

Lua

Antes de 2030, a Rússia planeja pousar seus primeiros cosmonautas na Lua, e a Europa quer um pedaço da ação!

Eles estão um pouquinho atrasados e para a grande corrida espacial da década de 1960, mas a missão é um impulso admirável para o interesse que reacendeu em viagens tripuladas no espaço profundo.

Na terça-feira, em uma conferência de espaço e tecnologia em Moscou, o chefe da Roscosmos Energia – versão russa da NASA – anunciou: “Um voo tripulado à Lua e aterrissagem lunar está previsto para 2029.”

E da Agência Espacial Europeia, que fez história no ano passado, enviando a primeira nave espacial em um cometa, está se unindo.

“Temos a ambição de ter astronautas europeus sobre a lua”, Bérengère Houdou, chefe do grupo lunar-exploração em Pesquisa Espacial Europeia e Centro de Tecnologia da ESA, disse recentemente à BBC News. “Atualmente discussão a nível internacional em curso para uma ampla cooperação em como ir de volta à Lua.”

Rússia e Europa têm expressado interesse em estabelecer uma base permanente na Lua, e eles já começaram a tomar os passos punho em direção a esse objetivo. No mês passado, a Roscosmos anunciou que irá enviar um lander, Luna 25, a pólo sul da lua em 2024. Após a aterragem, a sonda irá investigar a superfície lunar para futuras bases lunares.

A missão Luna 25 foi inicialmente proposta em 1997 e desde então tem sofrido uma série de atrasos, mas parece que com a ajuda da Europa a missão poderia finalmente deslanchar. A construção na nave espacial já começo de acordo com a Tech Insider.

Enquanto a Europa e Rússia levantar os olhos coletivos para a lua, a NASA continua sua busca por uma missão mais perigosa mais longe: Marte.

Via BI