Prime Legacy: E se alguém fizesse uma trilha sonora para um game que não existe?

Se você curte games, há uma boa chance de você já ter ouvido alguma gravação do músico Christophe Blondel, mais conhecido pelo pseudônimo de CarboHydroM. O artista tem reinterpretado músicas de diversos games em versões rock desde 2003, e é até bem conhecido pelo que faz. prime_capa

Em 2014, CarboHydroM lançou um projeto muito interessante: Conheça Prime Legacy.

Prime Legacy é um álbum conceito baseado na ideia de se fazer uma trilha sonora de um jogo shoot’em up clássico, exceto que tal jogo não existe. De acordo com o próprio autor,

Prime Legacy e a trilha sonora de um STG fictício, pela glória destes jogos, meu gênero predileto.

Então…

Vamos ouvir!

O que chama a atenção desde o início é como a música te prende desde o primeiro segundo. O som é uma espécie de rock instrumental combinado com chiptune. As melodias são realmente remanescentes de shoot’em ups da época do Mega Drive, em especial os jogos da Toaplan (Out Zone, Zero Wing), o som é limpíssimo, e o chiptune vai muito bem com o rock nesta obra.

O álbum se desenrola muito como uma trilha sonora mesmo, com abertura, menu, fases, chefes, epílogo e créditos, e o tom das músicas está sempre de acordo com a sua posição; as músicas de chefe são agitadas e tensas, as músicas de fase são empolgantes (e progressivamente ficando mais decisivas na medida que o “jogo” passa), o epílogo é mais solene, e passa exatamente aquela sensação de “você salvou o mundo. Descanse, nosso herói”. As músicas também estão recheadas de motivos em comum – passagens que fazem você pensar “ei, essa melodia não era daquela segunda música?” – o que é sempre um bônus na hora de criar coesão em um álbum.

Não há uma história para o suposto jogo, mas as músicas contam com títulos que, ambiguamente, sugerem alguns aspectos da história. De qualquer forma, o próprio intuito do autor é que cada pessoa possa imaginar o jogo do jeito que queira, deixando sua imaginação livre.

Prime Legacy pode ser adquirido pelo Bandcamp, pelo Loudr e pela Overclocked Records. Pode ser ouvido inteiro no Youtube por esta playlist.

Opa, tem mais?

Foi anunciado que Prime Legacy terá uma continuação, Second Legacy, e dessa vez será um jogo de verdade. Mas como será? A trilha sonora acompanhando o jogo ou o contrário?