Conheça 5 ferramentas para a criação de sites gratuitos

Vector concept of web design and devices for work. Equipment for creation - vector illustration

 

Como todos nós sabemos, um site é a vitrine virtual de um negócio. Pode ser uma loja, um e-commerce, um site de hospedagem de vídeo ou mesmo um blog. E o complicado disso tudo, é que na maioria dos casos,  se você quiser construir um, você precisa ter conhecimentos sobre HTML, CSS ou mesmo pagar um orçamento caro para um profissional criar o site para você, o que dificulta muito as vezes a criação de um website. E porque não criar um site gratuito? Nós selecionamos algumas das melhores ferramentas gratuitas de criação de sites, para que você possa criar seu site sem gastar dinheiro, e o melhor disso tudo, não exige conhecimento em programação.

 

Wordpress LogoWordPress

Sem dúvida nenhuma, uma das ferramentas mais utilizadas, ele é usado principalmente para a criação de blogs, mas pode ser usado como um construtor de sites facilmente. Ele é uma das plataformas de construção de sites mais conhecidas e utilizadas no mundo. Em sua versão grátis e simplificada, você não precisa se preocupar com hospedagem e nem com servidores. Tudo é facilmente gerenciável pelo painel de controle muito simples, e em português. Tudo isso no site Wordpress.com

Já se você quer algo mais profissional poderá ir ao WordPress.org, onde você terá infinitas opções de plugins, temas e até mesmo hospedagem para seu site. O Recanto do Dragão é feito na plataforma WordPress!

 

Wix.com_website_logoWIX

O Wix é um serviço bem rápido, essencial para aqueles que desejam criar seu site de forma bem rápida e elegante. Eles possuem poderosas ferramentas como o HTML 5 e o Flash, que irão te ajudar a melhorar a aparência do seu site, e o melhor de tudo isso é que é de graça! O Wix até mesmo tem funções como a de criar um convite virtual. São cerca de 50 milhões de usuários na plataforma!

De acordo com o que pode encontrar no próprio website da Wix, os passos a dar são esses.

  1. Escolha um template

  2. Personalize

  3. Publique

As ferramentas utilizadas são de clicar e arrastar, como caixas de texto, imagens e assim por diante. Como eles mesmo mencionam, para criar um site nunca foi tão simples.

Jimdo

O Jimdo é um serviço bem simples de usar e seu diferencial fica por conta do foco das páginas disponíveis e do perfil de usuários que utiliza a ferramenta: em geral usuários corporativos que querem criar uma página pessoal.

Você pode construir  o seu site sem se envolver em códigos e programação, à medida que acompanha em tempo real as alterações que fizer. Se não estiver no computador e precisar urgentemente de publicar um artigo ou corrigir um erro, pode fazê-lo remotamente a partir do iPad ou iPhone. (As outras ferramentas de criação de site, como o WordPress, Blogger e Tumblr também tem essa opção)

construção de websites, é gratuita, mas caso você queria otimizar o  website utilizando técnicas de SEO. O custo, por ano, aproxima-se dos 76 euros (228 reais).

Tumblr-logoTumblr

Uma das plataformas mais fácies para desenvolver um Blog ou microblog. Um dos diferenciais dele é a possibilidade de integração imediata com outras redes sociais. Você pode, por exemplo, seguir outros endereços Tumblr, além de compartilhar links, textos, fotos e vídeos. A facilidade de utilização e a postagem imediata de conteúdo é um grande ponto a favor. Por outro lado, embora seja possível editar o layout, as opções são bem pequenas em relação aos outros.
Dito isto, o Tumblr é uma boa ferramenta para quem quer um site gratuito. E se você usa as ferramentas sociais de forma abrangente, o Tumblr é perfeito para você!

Blogger_logoBlogger

Essa é a ferramenta de criação de sites/blogs do Google! Essa é uma das ferramentas considerada por muitos a mais acessível de todas para o usuário. Isso é claro, porque ela foi uma das primeiras a disponibilizar seu conteúdo totalmente em português.

Um ponto contra é que em relação ao WordPress e até mesmo ao Wix, a ferramenta não possui tantos plugins a serem utilizados e tem uma limitação para a personalização do layout para usuários sem domínio. Entretanto, também conta da tecnologia, arrastar e soltar, ou seja, o Blogger pode ser uma boa para você que quer construir um site gratuito,

Menção Honrosa – XPG

Esse é para alguém que precisa de hospedagem acima de tudo! O XPG além de contar com as ferramentas de criação de Blog gratuitas, também conta com a hospedagem das suas páginas HTML. Ou seja, se você já tem seu site pronto, você pode subir na hospedagem do XPG. É uma alternativa interessante para aqueles que já tem seu site pronto e não tem como pagar a hospedagem. O plano XPG Pro, dá algumas funções extras como o uso de banco de dados, espaço ilimitado e domínio grátis por um ano.
E você? O que achou dessas ferramentas de criação de sites? E você tem mais alguma ferramenta em mente? Comente!