Universo Game Of Thrones #03: Casa Lannister

house-a-song-of-ice-and-fire-29965947-500-281

Estamos aqui para mais uma parte dessa série de conhecendo mais o Universo de Game Of Thrones. Dessa vez vamos abordar uma das casas mais importante da parte sul de Westeros, Os Lannisters. 

Os Lannisters são os protetores das terras Ocidentais, foi a isso que a casa Lannister foi rebaixada depois que Loren, o Ultimo,se rendeu a Aegon. Mesmo tendo perdido seu posto de controle total das Terras Ocidentais, os Lannisters continuaram extremamente ricos e poderosos, pois sua sede está situada em uma das regiões com mais riqueza em minérios de Westeros (principalmente ouro).

tumblr_static_tumblr_static_filename_640
Já viu a história da Casa Stark?

Para podermos falar diretamente dos Lannisters, temos que contar um pouco da história da casa que governou as terras Ocidentais antes deles: Os Casterly. Lendas contam que os Casterly surgiram a partir de Corlos, um caçador que recebeu uma recompensa divina por poupar a vida dos filhotes de um casal de leões que ele mesmo matou, como recompensa Corlos encontrou incontáveis quantidades de ouro dentro do Rochedo (que mais tarde seria conhecido como a sede da casa Casterly e Lannister, o Rochedo Casterly). As gerações descendentes de Corlos apenas aproveitaram essa descoberta de ouro, e construíram um grande castelo dentro do próprio Rochedo.

O surgimento da casa Lannisters teve como inicio a retirada dos Casterly do Rochedo por Lann, O Esperto, ainda na Era dos Heróis. Algumas das histórias contam que Lann poderia ter infestado o rochedo com animais asquerosos ou doentios por uma pequena fenda na grande fortaleza dos Casterly, mas a historia mais convincente é que Lann teria engravidado uma das filhas do lorde Casterly, com isso ele se casou com essa filha e se tornou o herdeiro da casa. Isso foi o fim da casa Casterly, mas o começo de umas das maiores casa de todos os tempos de Westeros, os Lannisters.

Lannister-family1

Os Lannisters ganharam seu posto de rei apenas quando Loreon, o Leão, se auto intitulou rei após conquistar vários feitos na sua vida. Mesmo após virarem reis, os Lannister ainda não tinham chegado no seu controle total sobre as terras Ocidentais, isso só ocorreu na época da invasão dos Andalos. Mesmo os Lannister terem ganho varias batalhas, os Andalos eram mais numerosos, foi então que eles decidiram fazer acordos por casamentos, e isso levou ao domínio total dos Lannister sobre as terras Ocidentais.

Os Lannister chegaram no auge do seu poder muitos anos após a Conquista, quando a Rebelião de Robert estava acontecendo no continente, os Lannister aproveitaram a oportunidade e chegaram ao trono. Podemos destacar dois feitos dos Lannister na Rebelião, um deles é a tomada de porto real pela antiga mão do rei, Lorde Twyin Lannister, o outro fato é a morte do Rei Aerys II pelos mãos do seu próprio guarde real, James Lannister.

Uma curiosidade da casa Lannister e sua espada de aço valiriano, Rugido Brilhante, que foi comprada de Valiria antes da perdição. Quando a perdição chegou a Valíria, o Rei Tommen II navegou ate as ruínas da cidade franca para saquear suas riquezas e seus conhecimentos em feitiçaria, mas o Lannister nunca voltou, nem sua tropa e nem a espada valiriana.

Texto feito por nosso colaborador Pedro Henrique Barros