Pokémon – Episódios que foram banidos (Parte 1)

Pokémon episódios banidos

Que Pokémon é um fenômeno isso não há duvidas, e com a estréia no Japão em 1 de Abril de 1997, o anime adquiriu uma legião de fãs ao redor do mundo, no entanto, houve alguns deslizes (ou não) ao longo de sua trajetória, fazendo com que alguns de seus episódios fossem banidos de alguns países ou de todo o mundo. Será que você conhece todos? Confira a nossa primeira parte dos episódios que foram banidos no anime!

 Bela é a Praia (Episódio 18)

A bela e a praia

O episodio se passa em uma praia onde Ash e seus amigos aparecem em trajes de banho. A controvérsia começa quando James se veste em uma espécie de roupa inflável com feições femininas. Embora o intuito dos criadores fosse fazer uma cena engraçada, muitos consideraram em grande parte ser inadequados para seu público-alvo, que é em sua maioria composta por crianças pequenas. Ele foi ao ar em uma versão editada em 2000, que foi de apenas 18 minutos de duração. Este episódio foi banido por todos os países fora da Ásia após ser transmitida uma única vez no Japão e nos Estados Unidos em 29 de julho de 1997.

 

Tentacool & Tentacruel (Episódio 19)

tentacool e tentacruel

O episódio Tentacool e Tentacruel já havia sido exibido no Japão em 5 de Agosto de 1997, e nos EUA em 1 de Outubro de 1998. No entanto, após os ataques de 11 de setembro os EUA, este episódio foi banido durante alguns anos e somente nos EUA. A cena que acarretou esse evento mostrou prédios sendo destruídos por ataques violentos por um tentacruel gigante. Anos mais tarde o episódio foi ao ar novamente pelo Cartoon Network.

A Torre do Terror (Episódio 23)

A torre do terror

Assim como o episódio Tentacool e Tentacruel, a “Torre do terror” (The Tower of Terror) foi banida por alguns anos, somente nos EUA após os atentados de 11 de setembro devido ao seu sugestivo título. Ele já tinha sido exibido no Japão em 02 de setembro de 1997 e nos EUA em 07 de outubro de 1998.

A Lenda de Dratini (Episódio 35)

Gun

O episódio 35 que foi ao ar no Japão em 25 de novembro de 1997, é retratado na Zona Safari e foi proibido devido ao uso de armas de fogo que aparecem em diversas cenas, incluindo armas sendo apontadas para Ash, Misty e Brock, outras foram disparadas na direção de Jessie, James e Miau. Em uma cena Ash é ameaçado com uma arma diretamente apontada para sua cabeça, e é por isso que este episódio nunca foi ao ar.

Porygon, O Guerreiro Virtual (Episódio 38)

pokemon_ep38

Esse talvez seja o episódio mais conhecido de todos os banidos. Ainda na primeira temporada o episódio intitulado “Porygon, O Guerreiro Virtual” foi ao ar no Japão no dia 16 de Dezembro de 1997. Ganhou o apelido de “O episódio da Convulsão”, depois que sua primeira transmissão causou a internação de centenas de crianças japonesas com os sintomas da epilepsia. O episódio apresenta o Pokémon Porygon e no final da cena de batalha deste episódio, uma explosão que ocupa mais de metade da tela da televisão é transmitida em quadros extremamente brilhantes de luzes estroboscópicas alternando rapidamente entre azul e vermelho, desencadeando efeitos adversos na saúde de seus telespectadores. Isso fez com que o anime entrasse em hiato por alguns meses, após a proibição o episódio foi ao ar novamente em todo o mundo. No entanto os animadores foram instruídos a refazer a cena. (Também foi graças a isso que as evoluções de Porygon, nunca apareceram no anime.)

E aí? Você sabia que esses episódios foram banidos? Tem mais algum em mente? Comente!