Steam Greenlight em breve será encerrado!

Steam Greenlight

Se você gostava do Steam Greenlight – sistema que permite aos jogadores votar em projetos de pequena escala ou novos para fazer parte da Steam – será substituído por um um sistema mais simplificado.

O Greenlight será substituído pelo Steam Direct. O Greenlight foi lançado em 2012 como uma forma de avaliar o interesse dos jogadores em pequenos projetos. Os usuários podem expressar seu interesse em jogos Greenlight, sem fazer um compromisso de comprar eles. Aqueles jogos que receberam o maior interesse e receberam a “Luz Verde” recebem a permissão de serem publicados na Steam.

A Steam posicionou originalmente Greenlight como uma maneira para que a companhia não avaliasse cada projeto que fosse submetido à empresa. Somente no ano passado, mais de 4.000 novos títulos foram lançados no Steam.

O Steam Direct irá dispensar qualquer tipo de concurso de popularidade. Os desenvolvedores agora simplesmente deverão preencher um formulário, enviar seu jogo para um teste de compatibilidade básica, pagar uma taxa e lançar o jogo.

A taxa provavelmente irá se tornar um ponto de contenção. Sob o Greenlight, os desenvolvedores pagam uma taxa única de US $ 100, sob a qual eles podem então enviar quantas jogos quiserem. A nova taxa será por projeto. A Valve diz que a nova taxa será provavelmente superior a US $ 100, e está considerando qualquer coisa até US $ 5.000. A empresa diz que quer encontrar um equilíbrio entre permitir que novos e talentosos criadores de jogos tenham seus lançamentos na Steam, enquanto jogos de qualidade questionável não entrem.

Tom Giardino, gerente de desenvolvimento de negócios da Steam, disse que a Greenlight agora é considerada internamente na Valve como um “grande pedra” para o Steam Direct. Ele disse que mais de 100 títulos da Greenlight fizeram pelo menos US $ 1 milhão cada, a maioria dos quais não teria sido publicada sob o sistema anterior de avaliações internas.

De acordo com a Valve, Greenlight está se tornando um problema para os desenvolvedores, que são frustrados pela incerteza do processo, e sua opacidade. A empresa está conversando com desenvolvedores independentes para avaliar seu próximo movimento, mais particularmente o nível da taxa a ser paga.

Giardino também disse que o interesse dos consumidores em votar pelos jogos Greenlight diminuiu nos últimos anos, particularmente porque seus vários sistemas de descoberta para o site como um todo agora dependem de um sistema semelhante. O Steam Early Access, sob o qual os desenvolvedores podem vender jogos em que ainda não foram terminados, não serão afetados pela mudança.

E você? O que acha? Será uma boa encerrar o sistema do Steam greenlight?

Via Polygon