[Análise]- Akira Volume 1

Essa semana a editora de mangás JBC lançou pela primeira vez oficialmente no Brasil o mangá Akira, assim como nos Estados Unidos ele foi divido em 6 volumes e nós do Recanto do Dragão iremos fazer uma breve análise do primeiro volume desse mangá.

Como já falamos ali em cima, a história foi dividida em 6 edições, onde cada edição conta uma parte. Nessa primeira edição é falado sobre o personagem Tetsuo e obviamente apresenta os personagens principais. Cada edição no Brasil vai custar aproximadamente 70 reais, um valor alto se você multiplicar pelos 6 volumes. Mas o bom é que cada mangá irá sair semestralmente e tem por volta de 345 páginas. O que ajuda a justificar o preço alto.

Akira de longe é uma das melhores mangas de ficção cientifica junto com o Ghost In The Shell. O bom dele não é só a narrativa, mas sim os personagens que são bem construídos e cada um tem uma personalidade única e marcante. A cada momento que você conhece mais os personagens você vai criando laços com eles, porque eles são carregados de sentimentos e não são algo robótico e sem características próprias. Obviamente que não podemos falar tanto dos personagens já que saiu apenas o primeiro volume dessa coletânea. Mas acredito que a minha impressão não irá mudar ao longo do tempo.

Os traços do mangá são algo espetacular até para hoje em dia. Lembrando que o mesmo foi lançado no começo da década de 80 lá no Japão. Ele é bem minimalista com os detalhes e mostra todos os detalhes possível. O formato da página é de geralmente 4 quadrados por página. O que faz com que o leitor preste muito mais atenção nos detalhes de cada parte.

De cara pude perceber que a adaptação cinematográfica do Akira é de longe inferior ao mangá, já que em alguns pontos cruciais para a história os fatos são divergidos. Então se você apenas viu o filme e não leu a manga saiba que você está perdendo muito com isso.

Vale lembrar também que essa é a primeira análise de uma série de 6 que sairão ao longo do tempo, analisando um pouco de cada parte da manga Akira. Quando todas estiverem devidamente postadas nós iremos juntar e fazer aquela análise padrão com muito de vocês já conhecem.

Para comprar o primeiro volume do mangá do Akira clica aqui