[Análise] Sonic Mania – O retorno do verdadeiro Sonic the Hedgehog!

Finalmente, depois de um longo tempo de espera, Sonic Mania, um jogo que prometia uma nova aventura épica de Sonic The Hedgehog, Miles Tails Prower e Knuckles & Knuckles The Echidina foi lançado, e podemos dizer que o jogo cumpriu o que prometeu!

Nós analisamos a versão do PS4, logo pode haver alguma pequena diferença entre as versões do Switch, Xbox One e, do PC, que ainda nem chegou na Steam, devido a alguns problemas com bugs.

Mas antes de falarmos sobre o jogo em si, temos que falar sobre os desenvolvedores do jogo. Dessa vez, não foi propriamente a SEGA que desenvolveu o jogo, e fã! Christian Whitehead, mais conhecido como Taxman, foi o responsável pelo desenvolvimento do jogo do ouriço, e também a Retro Engine. Motor que permite que jogos do Sonic sejam criados, bem próximos ao que eram no Mega Drive, além de ferramentas utilizadas no 32X e Sonic CD, como as fases especiais, onde temos que capturar o UFO, o tamanho das trilhas sonoras e outras coisas, que não permitiriam que o jogo rodasse diretamente no Mega Drive hoje. Taxman, que já trabalhou e outros remakes/Remasters de jogos do Sonic, como o Sonic CD, lançado em 2011, e com isso, podemos dizer que ele conseguiu realmente trazer a essência da era Sonic de 16 bits em Sonic Mania!

Se você está esperando cutscenes parecidas com os jogos modernos, Sonic Mania não vai te agradar nesse quesito. Lembrando muito bem Sonic 3 & Knuckles, no começo temos a primeira cena na Angel Island, mostrando o novo esquema do Dr. Ivo “Eggman” Robotinik. Dessa vez, ao invés de utilizar as esmeraldas do Caos, ele resolve retirar da Angel Island, o Rubi Fantasma, para utilizar contra Sonic e seus amigos. Mas diferente das outras vezes, dessa vez, Eggman tem um grupo de robôs especiais, preparados para dar trabalho ao Sonic, os Hard-Boiled Heavies  

Desse momento, vamos para a Green Hill Zone, com aparentemente algo parecido com o Controle do CAOS, mais famoso nos jogos modernos do Sonic, que permite que o usuário controle o espaço e tempo, coisa que seria imprescindível para que o Eggman conseguisse conquistar Mobius, e é claro, o mundo! Essa é a introdução de Sonic Mania, ao melhor estilo dos clássicos, que vai continuando dessa maneira, até o fim do jogo, apesar de que não são todas as fases que se conectam entre si, diferente de S3&K. A SEGA e o Taxman podem ter deixado de lado, ou que pode ser explicado com o controle do caos. Nada que atrapalhe o jogo ou a diversão.

O jogo traz uma jogabilidade praticamente igual aos clássicos, exceto com algumas correções de bugs, e, é claro, o movimento novo do Sonic, o Drop Dash, algo bem interessante, que permite que você acelere pulando, permitindo jogadas diferentes com o Sonic. Os outros personagens, como Knuckles e Tails, não tiveram nenhuma mudança com o original, exceto que o Tails ganhou a transformação Super, diferente da sua transformação original. Os controles funcionam bem, e não atrapalha em nada o desenvolvimento do jogo.

Agora, algo que pode ter sido um pequeno divisor de águas entre os fãs, são as fases de Sonic Mania. Nós tivemos apenas 4 novas fases (Press Garden, Studiopolis, Mirage Saloon e Titanic Monarch), número que poderia ter sido muito maior. Na minha percepção, as fases antigas que foram reutilizadas, foram bem re-trabalhadas, mas mesmo essas fases tendo algo novo e bem divertido, elas poderiam ter sido totalmente refeitas, ou ter dado espaço para novas fases. Mesmo que tenha sido épico, o uso de seringas mudando a mistura química de alguns lugares, ou na Hidrocity, que tivemos uma inversão de papéis no primeiro chefe, ou que ninjas cortadores de cebola tenham chegado em minha casa, quando cheguei na Lava Reef, fases novas seriam muito bem vindas ao Sonic Mania.

 

O Level Design faz jus ao nome Sonic e ao level Design de outros jogos clássicos, muitas vezes se mostrando superior aos já feitos! o Ato 1 da Mirage Saloon Zone e o ato 2 da Metalic Madness provam que não estou errado. Ele funciona de forma fluída e simples. Algo que é bem básico para os jogadores antigos de Sonic, pode parecer um problema para os jogadores mais novos. Sonic consiste em decorar o estágio, e tentar passar o mais rápido possível.

Diferente dos outros jogos de plataforma que tem tutoriais mostrando como o personagem deve se mover, os jogos do Sonic, podem dificultar a vida dos iniciantes, se não analisar o espaço corretamente. Algo que depois da primeira fase, já pode ser superado, mas não vai permitir uma passagem perfeita na primeira vez que estiver jogando, até porque, a cada fase temos um elemento novo, talvez nunca experienciado pelos fãs de Sonic. Como a Tirolesa na Green Hill Zone, a máquina de pipoca na Studiopolis ou o “””Terraformador””” da Lava Reef. É claro, a maioria dos Badniks (inimigos) e Gimmicks/Obstáculos foram baseados nos jogos anteriores, como a mudança de passagem na Press Garden, ou sistema de canos melhorados da Studiopolis, que não diminui em nada o level design das fases.

Falando em Level Design, os Special Stages não poderiam ficar de fora. Com um design e uma reimaginação dos estágios especiais do Sonic CD, a caça aos UFOS, é uma maneira bem divertida de coletar as Esmeraldas do Caos. Diferente do Sonic CD, existe somente um UFO, enquanto os anéis e itens ficam espalhados no meio da fase. Se você for rápido o suficiente consegue pegar a Esmeralda do CAOS. Enquanto isso, uma fase já conhecida para quem jogou S3&K, virou um estágio bônus. As Blue Spheres, a partir de agora liberam EXTRAS no jogo que vamos falar mais adiante. São praticamente idênticos aos estágios de S3&K, com a diferença, que você ganha uma medalha de ourou ou prata, dependendo se conseguir pegar todos os anéis ou não no estágio. Com uma certa quantidade de medalhas, você vai liberando os EXTRAS.

Antes de falarmos dos Extras, temos que falar sobre a adição de dois modos! O de dois jogadores,  igual ao Sonic 2, com as mesmas funções, e o modo Time Attack! O primeiro modo, permite que você faça exatamente o que você fazia no Sonic 2, com as mesmas funções, a diferença que você escolhe a quantidade de turnos, e obviamente tem mais fases que a versão do Sonic 2. Já o Time Attack, é para aqueles que gostam de velocidade! O modo permite que você entre em uma competição online, para ver qual jogador faz o tempo mais rápido, além é claro, das três melhores pontuações ficarem gravadas na escolha das fases.

Além disso tudo, ainda temos os EASTER EGGS nas fases, como referências a outros jogos da SEGA, como Streets of Rage, Out Run, além da adição de um modo Knuckles & Knuckles!  Isso mesmo, Sonic Mania aproveitou a piada feita há vários anos em fóruns de Sonic, e adicionou um modo que permite que você jogue com dois Knuckles e os dois podem ser controlados por você! O Debug MODE também foi adicionado, permitindo os jogadores, lembrarem das façanhas que poderiam fazer, utilizando todos os itens do jogo. Ainda é permitido que você escolha, o Insta-Shield, habilaidade do Sonic em S3&K que permite que ele de um “golpe” de vento acertando os adversários e aumentando seu alcance e o Pell-Out, habilidade do Sonic CD,  que permite que o Sonic acelere bem mais rápido que o Spindash. Mas tudo isso, somente no modo sem SAVE.

E o que podemos falar da Trilha Sonora? As trilhas se encaixam, na maioria das vezes de forma perfeita nas fases, um excelente trabalho de Tee Lopes, outro fã da SEGA que começou a trabalhar por lá. Mas da mesma, maneira que as fases se repetem, as trilhas também se repetem nas fases idênticas aos clássicos, coisa que poderia ter siido melhorada certo? Além da trilha do jogo, não podemos esquecer do HyperPotions, compositor que criou várias trilhas para os comerciais de Sonic Mania, e podemos dizer que esse cara fez um trabalho fenomenal!

Já do lado dos Extras, temos um modo extremamente difícil das Blue Spheres, que se estivesse nas fases bonus do Sonic Mania, muitos jogadores desistiriam. E o segundo chefe da Chemical Plant, também pode ser acessado nos Extras. Para quem não conhece, o o chefe faz referência a um jogo da SEGA chamado Puyo Puyo, que também teve uma versão do Sonic, com  Dr. Robotinik Mean Bean Machine. É bem interessante o extra, pois permite que você jogue contra a CPU, ou com um amigo. Além de um SOUND TEST personalizado! Essas pequenas coisas, EASTER EGGS, e outas referências da SEGA, que provam que o jogo realmente merece o título de um dos melhores jogos em 15 anos da franquia, mas nem tudo funciona perfeitamente em Sonic Mania.

O problema principal do jogo, além da falta de fases novas, são alguns bugs que podem realmente atrapalhar a diversão. Na Chemical Plant por exemplo, ao derrotar o segundo chefe, ás vezes (aconteceu 3 vezes), o tubo que deveria sugar o Sonic, não suga ele, deixando ele travado ali. Ou quando você vai acessar o histórico online  de recordes do Time Attack, e o jogo fecha causando um erro.

Sonic Mania não é o jogo épico que esperávamos, mas o jogo que precisávamos! Com o trabalho do Taxman, PagodaWest, HeadCannon, Tee Lopes, da própria SEGA e de tantos outros que ajudaram a produzir o jogo, podemos ver claramente um futuro brilhante para o Sonic. Para o futuro, não sabemos o que pode acontecer. Mas se a SEGA tirar as limitações de fases novas, e dar mais liberdade, aos desenvolvedores, quem sabe não vemos um novo jogo do Sonic, superior a todos os jogos já lançados?

Lembrando que testamos a versão do PS4, nas versões de outros consoles, alguns bugs que ocorreram comigo, podem não ocorrer com você.

Sonic Mania está atualmente disponível para Nintendo Switch, Xbox One e PS4 e dia 29 desse mês chegará a Steam e vale muito a pena a compra!