[Análise]- Ōkami HD

Mesmo depois de mais de 10 anos do seu lançamento original, Ōkami foi um de uma lista seleta de jogos do Playstation 2 que envelheceram muito bem. Já tivemos uma continuação do jogo para o Nintendo DS e um remaster tanto para o Playstation 3, como o Playstation 4. E hoje vamos falar sobre o porte do jogo para o atual console da Sony. Vale lembrar que como é um remaster, tentarei falar mais sobre a parte técnica em si do que a história.

Okami é definitivamente um dos, senão o jogo mais lindo que foi lançado na era do Playstation 2, não apenas pela sua trilha sonora magnifica juntamente com seus gráficos, Okami também tem uma história interessante, jogamos com o Shiranui, um lobo que é a reencarnação de um Deus da gloriosa mitologia japonesa, mas já falamos mais afundo sobre isso.

O jogo no final das contas é muito simples, digo isso no quesito jogabilidade. Podemos in game andar, correr, pular, atacar, usar combos, interagir com objetos e pessoas. Parece que até que é complicado mais com menos de alguns minutos no gameplay do jogo, aprendemos tudo muito rápido. Os controles respondem muito bem, principalmente no PS4 onde alguns controles tiveram que ser alterados, já que determinados botões não existiam nos outros consoles, como o botão “share” e o touch pad, porém o touch pad é bem utilizado nesse jogo, sendo assim feito uma ótima adaptação para o “novo” console. E o mais importante os controles respondem muito bem. Mas o que chama mais atenção é que nós podemos simplesmente desenhar, mas calma não é qualquer coisa que podemos fazer. A momentos especiais onde você deve para prosseguir a história usar seu pincel (dentro do jogo) e desenhar uma, lua, sol, plantas, cortar algum objeto e assim vai. Sem dúvidas essa é a melhor coisa na jogabilidade de Ōkami.

De fato, Ōkami não é um jogo onde a jogabilidade é tão importante assim, não tão importante quanto os gráficos, que além de serem usados modelagem 3D, também usam um tipo de arte muito famosa no oriente, o sumi-ê, que é um tipo de pintura que mistura desenhos e coisas escritas, assim fazendo com que Ōkami tenha um dos gráficos mais lindos de todo PS2, já que ele é totalmente desenhado, desde o mato até os personagens. Como podem ver no vídeo que eu vou deixar abaixo a comparação da versão original do jogo e a versão HD do PS4, uma das coisas que mais me impressionaram foi como a Capcom conseguiu deixar um jogo bonito mais bonito ainda, arrumou alguns problemas gráficos que graças com a nova tecnologia conseguiram arrumar.

Outra coisa fundamental em Ōkami é a trilha que é muito bonita, sendo todas as músicas originais e feitas para o jogo, porém todas apenas instrumentais, inclusive nas batalhas. A trilha influencia muito o jeito que você enxerga o jogo, parece que jogar no mudo Ōkami fica quase sem emoção nenhuma, sem contar que não temos vozes dos personagens enquanto eles falam, já fazendo o som do jogo ser meio competido, porém a trilha compensa. Abaixo você pode escutar ela não integra.

Agora chegamos na história que também é muito bom, onde mistura a grandiosa mitologia japonesa com coisas criadas para o o universo do jogo. Como falado jogamos com um lobo chamado Shiranui, que parte em uma jornada para salvar o mundo de um grande mal que ressurgiu das cinzas. E no meio do caminho nos deparamos com várias situações e várias pessoas onde devemos conversar com elas e arrumar, assim conseguimos mais informações ou algum item especial para que podermos continuar com nossa história. Ela é muito bem contada, totalmente por diálogos, mas sem dublagem, apenas a música no fundo. Uma coisa bem triste que a Capcom em nenhuma das versões (tanto de PS3 como o de PS4) temos o jogo localizado para o idioma de nossa amada terrinha, o português. Então se você não é o manjudo do inglês, você vai acabar boiando forte e não entendo o jogo e até achanado o mesmo ruim, já que passamos 90% do jogo em diálogos. Outra coisa bem complicada é que o começo do jogo temos uma apresentação de 10 LONGOS MINUTOS, onde só assistimos o começo do jogo, depois disso começamos a jogar e depois vemos mais diálogos, isso continua por mais 1 hora. Porém a história é bem contada e bem-feita, então o tempo vai passar muito rápido e você não vai perceber.

Confira o trailer do jogo logo abaixo:

Ōkami HD já está disponível para o Playstation 4, Xbox One e PC.

O jogo foi dado pela Capcom para ser feita a análise. Jogamos no PS4