Super Dragon Ball Heroes – Análise dos episódios 1 e 2

 

Super Dragon Ball Heroes é o novo anime promocional da Bandai Namco trazendo episódios curtos de 8 minutos e mostra o universo de Dragon Ball Heros, jogo de cartas famoso no Japão. Nós preparamos uma análise dos dois primeiros episódios. E é claro, a análise tem SPOILERS. Confira:

“Goku vs Goku! Uma Super Batalha Começa no Planeta da Prisão! ”

Começamos com Goku e Vegeta treinando com Whis. Mai aparece do nada interrompendo o treinamento, dizendo a Goku e Vegeta para acompanhá-la: parece que Trunks desapareceu! Mas como a Mai conseguiu chegar lá? Kaioshin e Bills tinham a mesma duvida que você está pensando agora, mas um homem roxo aparece de repente, dizendo que vai contar o que aconteceu. Ele se chama “Fu” e afirma ser amigo de Trunks, que acabou se confundindo com algo terrível, e agora está no Planeta Prisão.

E é aqui que começamos a ter problemas. Obviamente, Goku e Vegeta vão ao Planeta Prisão, juntamente com a Mai com um teletransporte. Para quem não sabe, Goku somente se teletransporta pelo KI. Como ele se transportaria para algum lugar sem saber o Ki dessa pessoa? Podemos considerar que ele pensou no Ki de Trunks, mas se fosse assim ele se teletransportaria próximo a Trunks, coisa que não aconteceu.

Chegando ao planeta, Goku se impressiona com as enormes correntes no céu, enquanto Vegeta imediatamente sente o ki de alguém. Acontece que é outra versão do Goku, vestido com roupas vermelhas estranhas. Enquanto Fu observa coisas à distância, este novo Goku (Usaremos “Goku Xeno” a partir de agora) o vê e diz: “Eu encontrei você”, então imediatamente se transforma em Super Saiyajin 4 e parte para cima de Goku, que se transforma em Super Saiyajin Blue . E a batalha começa, com muitas duvidas para quem está assistindo e para o próprio Goku, que está sem entender nada.

Enquanto a luta prossegue, Goku voa e bate a cabeça em uma barreira invisível. Goku Xeno explica que este é um espaço totalmente fechado, então a fuga é impossível. Os dois Gokus disparam Kamehamehas um contra o outro, que se cancelam. Goku Xeno diz que não adiantava, apesar de Goku não saber o que ele quer dizer.

Nesse meio tempo, se revela ser membro da Patrulha do tempo, enquanto Fu dá risada e se afasta. Goku Xeno é uma versão do Goku de outra dimensão, que trabalha como um policial transdimensional. Semelhante ao que acontece com o Mirai trunks em Dragon Ball Xenoverse ou no próprio Dragon Ball Heroes, ou seja, linhas do tempo alternativas começarão a ser exploradas.  Enquanto isso, temos a trama do anime revelada por Fu e Vegeta.

Vegeta aponta que Fu sabe muito sobre o Planeta da Prisão, e Fu explica felizmente que ele o criou como um laboratório. Ele reúne fortes guerreiros de diferentes universos aqui e eles lutam … para sempre! No entanto, Fu calcula que Goku Xeno foi capturado de propósito, como parte de sua investigação.

Enquanto Mai está com raiva, por Fu ter enganado ela,  Fu declara que Trunks viajou através do tempo, uma ofensa imperdoável para um mortal, e então Fu está fazendo com que ele pague por isso (Viagens no tempo em Dragon Ball já começam a ser comuns, mas não aceita pelos deuses) Além disso, Fu sabia que trazer Trunks aqui serviria como excelente isca para os outros.

Vegeta exige saber onde Trunks está, mas Fu diz que eles terão que encontrá-lo. Mesmo que o grupo localize Trunks, eles ainda precisarão reunir um conjunto de Dragon Balls especiais para escapar do planeta. Goku Xeno já tem uma que Fu deu a ele, mas o resto está todo nas mãos de fortes prisioneiros.

Fu declara um começo para o experimento e decola. Em outras partes do planeta, Trunks desperta em uma cela e as portas se abrem misteriosamente. Aventurando-se, Trunks logo encontra Cooler, que exige que Trunks entregue a Esfera do Dragão, embora Trunks não pareça saber do que está falando. Fu monitora a situação no planeta de algum tipo de sala de controle. Todos os jogadores estão reunidos e o experimento mais interessante do universo pode entrar em sua fase principal. E com isso finalizamos o primeiro episódio.

 

 “Goku fica furioso! A violência do Saiyajin do Mal !! ”

Enquanto o malvado Saiyajin se eleva em sua torre, Fu observa-o de longe e fica feliz por tê-lo levado ao Planeta da Prisão. Em outro lugar, Goku, Vegeta e Mai caminham em busca de Mirai Trunks. Goku se pergunta de onde os caras fortes que Fu falou são, mas Vegeta diz a ele para calar a boca e ajudá-los a localizar o ki de Trunks. De repente, eles sentem um imenso ki mal se aproximando. É o malvado Saiyajin! Percebendo o perigo, Goku diz a Mai para se esconder em algum lugar seguro. E sim, não tivemos explicação do Goku Xeno, o porque dele não estar mais próximo e muitas coisas ficaram no ar, para focar direto na batalha.

Goku e Vegeta vão para cima do novo inimigo (com Goku se tornando Super Saiyajin 2 e Vegeta permanecendo em sua forma base), entretanto Goku ao acertar o adversário, fica possuído. Goku se vira e começa a atacar Vegeta. Em uma rajada de ki de Goku se direciona para a Mai, mas misteriosamente e sem explicação Trunks aparece de repente e a rebate. Enquanto Trunks se pergunta o que Mai está fazendo aqui, Vegeta diz a ele para lidar com Kakaroto, enquanto o próprio Vegeta vai atrás do malvado Saiyajin.

Quando Vegeta corre para o malvado Saiyajin, ele é repentinamente parado por uma explosão de ki. Temos a primeira aparição de Cooler. Fu anuncia via intercomunicação que todos deveriam ter cuidado: o malvado Saiyajin é chamado de “Cumber” (Cucumber é Pepino em inglês e Cumber é Oprimir), e qualquer um que tocar nele, será possuído por um estado de fúria e perderá o controle.

Trunks diz a Vegeta que Cooler está do lado deles, embora Cooler perceba que eles simplesmente compartilham um objetivo comum. Cooler lida com o Goku furioso, enquanto nos bastidores Mai traz os itens de Trunks em uma cápsula Hói-Poi, que apesar de ser bem conveniente aquela situação, não é novidade no universo de Dragon Ball

Cooler consegue derrubar Goku e lembra como Fu lhe disse que Freeza o superou ao se tornar Golden Freeza. No entanto, Cooler afirma que qualquer coisa que seu irmão mais novo pode fazer, ele também pode fazer! Com isso, Cooler se transforma em uma forma dourada, ele também chama de “Golden Cooler”. Derrubando Goku de novo, Golden Cooler carrega uma grande bola de energia e arremessa em Cumber. Toda a área é abalada por uma tremenda explosão, e quando a poeira desaparece, Goku está deitado no chão em sua forma básica. Trunks se aproxima e confirma que Goku voltou ao seu antigo eu.

Cumber anuncia que ele gostava desse grupo e exige que eles o combatam. Ele arranca seu colete de contenção e dispara aleatoriamente ao redor da área. Vendo isso, Mai pega um par de Potara do bolso e os joga para Goku e Vegeta. Ela explica que Kaioshin deu o par para ela. Trunks vira Super Saiyajin e ataca Cumber com sua espada para distraí-lo por tempo suficiente para Goku e Vegeta se fundirem. No entanto, Cumber rapidamente obviamente supera Trunks e agarra-o pela garganta. Cooler explode Cumber de longe, mas sem efeito.

Irritado com o destino de seu filho, Vegeta coloca o Potara e diz a Goku para fazer o mesmo. Os dois se fundem em Vegetto, que confiantemente diz a Cumber que agora irão lutar.

Do aspecto técnico, a animação está em um nível equivalente a Dragon Ball Super. É claro, existe uma grande janela de melhora, mas provavelmente pelo anime ser promocional não irão se esforçar para isso. Mas no aspecto de desenvolvimento, estamos com muitos problemas. Por mais que Dragon Ball Z fosse focado nas batalhas, tínhamos o desenvolvimento dos personagens, o que não está acontecendo em SDBH.

Coisas importantes como o funcionamento do teletransporte estão sendo esquecidas, como a Mai conheceu Fu, se ele se teletransportou ao Planeta dos Kaioshins, o que aconteceu com o Goku Xeno? O anime é curto, e só tem 8 minutos, mas mesmo assim, daria tempo para tentar desenvolver melhor todo o ambiente.

Se você está esperando algo com mais profundidade, ou mesmo entender tudo o que está acontecendo, muito provavelmente não irá encontrar isso em Super Dragon Ball Heroes, mas se você espera muita luta com personagens improváveis, como Goku SSJ4 contra Vegetto Blue, você irá gostar do anime.

Mas, o que aprendemos nesses dois episódios de Super Dragon Ball Heroes?

  • Goku aprendeu a teletransportar sem sentir o Ki adversário (No mangá quem leva eles é o WHIS!)
  • Kame Hames Ha de mesma potência explodem
  • É impossível sair do Planeta Prisão
  • Fu é um cara sádico do mal
  • Goku Xeno é o novo Batman, some e ninguém fala nada
  • Mai é uma pessoa prevenida

Para o próximo episódio teremos uma luta entre o Saiyajin do Mal e Vegetto utilizando o Kaioken.