Crítica- Shazam!

Durante muito tempo a DC foi o protagonista de muito hate na internet graças aos seus filmes muito sombrios. Mas depois de um replanejamento a Warner decidiu que era a hora de investir num teor mais cômico do que sombrio. Então em 2019 chegamos ao filme do Shazam!.

Primeiro de tudo temos que esquecer tudo que conhecemos do universo DC pré Aquaman, Shazam! não tem quase nenhuma ligação com outros filmes da Dc, ele é um filme que se faz muito bem sozinho, obvio, sendo do mesmo universo que Mulher Maravilha e Aquaman ele possui suas referências, mas nada espetacular.

O filme se desenvolve de uma maneira bem legal, no começo ele demora para pegar o jeito e conseguir emplacar, mas quando consegue vira um filme dinâmico e divertido de se assistir, sem ser maçante e cansativo.

Não tem como falar de um filme de super-herói sem citar os seus efeitos especiais. Em Shazam! temos ótimos efeitos, diferente de filmes como Liga da Justiça e Batman Vs Superman, a Warner conseguiu melhorar bastante os seus efeitos e deixar mais realista (a medida que um filme de super-herói pode chegar), mas também sem deixar de ser cômico. A fotografia é outra coisa que espanta, o filme é bastante colorido, coisa que espanta os fãs da DC nos cinemas, já que os últimos filmes quase todos foram sombrios e escuro (coisa que começou mudar em Mulher Maravilha e Aquaman).

A trilha sonora é muito boa, com músicas bem animadas e alta astral do que somos acostumados em filmes da DC.

A história em filme de ação quase nunca o principal no filme, geralmente está lá só para justificar a porradaria comendo solta, em Shazam! é mais o menos por aí. Não estou dizendo que a história é ruim, ela definitivamente não é ruim, mas no lugar de uma história massiva e sombria trocamos para uma história simples e extremamente engraçada (a famosa formula Marvel), o que garante muita diversão para todos no cinema. É claro que como se trata de um filme mais cômico, é acaba sendo um filme mais voltado para o publico infanto juvenil, fugindo dos filmes “adultos” como Homem de Aço e Batman Vs Superman. E isso foi um dos fatores que com certeza ajudou Shazam! a ser um dos melhores se não o melhor filme do universo cinematográfico da DC nos cinemas até o momento. O único problema real no roteiro é o vilão que é fraco e sem nenhum carisma, ele mais se parece com uma criança fazendo birra do por querer o brinquedo do colega do que um real vilão de um filme.

A atuação é muita boa em geral, mas tanto o Zachary Levi quanto Asher Angel roubam a cena no filme. Senti que ambos, mesmo interpretando o mesmo personagem conseguiram se conectar e entender o personagem nos quadrinhos e criaram o melhor Shazam! possível para o cinema.

Confira o trailer legendado logo abaixo:

Billy Batson (Asher Angel) tem apenas 14 anos de idade, mas recebeu de um antigo mago o dom de se transformar num super-herói adulto chamado Shazam (Zachary Levi). Ao gritar a palavra SHAZAM!, o adolescente se transforma nessa sua poderosa versão adulta para se divertir e testar suas habilidades. Contudo, ele precisa aprender a controlar seus poderes para enfrentar o malvado Dr. Thaddeus Sivana (Mark Strong).

Shazam chega aos cinemas brasileiros em 4 de abril.