ESL One Rio – Brasil sediará Campeonato Major de CS:GO

ESL One Rio
ESL One Rio, campeonato Major

A ESL anunciou que em Maio de 2020 irá ocorrer o campeonato Major de Counter Strike : Global Ofense (CS:GO) no Brasil. Ele será sediado no Rio de Janeiro e se chamará ESL One Rio e acontecerá na Jeunesse Arena entre os dias 21 e 24 de maio.

Os campeonatos Majors são conhecidos por serem os mais importantes do circuito competitivo mundial. Isso se da pois são os únicos campeonatos em que a Valve (criadora do jogo) participa ativamente, incluindo também dentro do jogo adesivos dos times e jogadores participantes do torneio. A premiação total é de 1 milhão de dólares, cerca de 4 milhões de reais.

“Em nenhum lugar do mundo a torcida é tão apaixonada e vibrante como no Brasil e a ESL pode afirmar isso. Durante a ESL One Belo Horizonte, em 2018, reunimos mais de 11 mil fãs em cada dia de evento durante a Copa do Mundo de futebol. Estamos muito entusiasmados em trazer mais um evento de porte mundial ao Brasil”, explica Leo De Biase, CEO da ESL Brasil.

Mas o caminho dos times até a glória máxima do CS:GO não é simples. Eles são obrigados a passar por um qualificatório aberto regional depois disputam o Minor, cada continente possui um, onde os melhores times disputam por duas vagas direta para a primeira fase de grupo do campeonato. Os terceiros lugares de cada qualificatório disputam  o play-in que da mais duas vagas para o Major. Totalizando dez times em qualificatórios.

Mas existe outro jeito de se adentrar um campeonato Major, É necessário ter chegado na edição anterior a fase de mata-mata da competição, assim os oito times se classificam direto para o próximo campeonato.

Confira a programação do campeonato:

  • 26 de abril a 3 de maio: Os Minors irão receber um total de 32 times, sendo 8 de cada região (UE, Americas, Ásia e CEI) determinados por meio de qualificação online. Cada Minor determinará os dois melhores times de cada região, estreitando o número para 8 times que irão diretamente para o Challenger Stage. O terceiro lugar de cada região irá competir em um Play-In por outros dois lugares no Challenger Stage.
  • 11 a 14 de maio: O Challenger Stage contará com 16 times em total: dez vindos dos Minors e seis times que se tenham qualificado entre as posições 9º e 14º do Major em Berlim.
  • 16 a 19 de maio: O Legends Stage irá proporcionar a oito times que tenham ultrapassado o Challenger Stage e aos times de elite de CS:GO que se tenham classificado entre as 8 primeiras posições no Major de Berlim a oportunidade de chegar mais perto de ganhar uma parte dos US$ 1 milhão.
  • 21 a 24 de maio: Oito times que tenham sobrevivido ao Legends Stage irāo se enfrentar nos play-offs do Champions Stage, que será na Jeunesse Arena. Os play-offs serão jogados no formato de melhor de três no modo de single-elimination. A grande final será no dia 24 de maio, no palco principal da Jeunesse Arena.

Além disso, a ESL One Rio faz parte do circuito Pro Tour e dará a chance ao ganhador de completar o Intel Grand Slam. Qualquer time que ganhe seis torneios ESL Pro Tour Masters ou quatro torneios Masters incluindo um ou mais Majors ou um evento de Masters Championship (IEM Katowice ou ESL One Cologne) dentro do prazo de dez eventos será vencedor do Intel Grand Slam e será atribuído o prêmio de 1 milhão de dólares.

“A Intel está animada em trazer para o Brasil esse importante campeonato da ESL. O mercado de games e esports cresceu exponencialmente nos últimos anos, não apenas no Brasil, mas também em todo o mundo. Continuamos nossa missão de investir e desenvolver os principais produtos gamers para esse mercado”, diz Carlos Augusto Buarque, diretor de marketing da Intel Brasil.

Os ingressos podem ser comprados clicando aqui

ESL One Rio acontece dos dias 21 a 24 de Maio na Jeunesse Arena.