Persona 5 The Animation | Análise

Quando se fala de Persona, se pensa diretamente nos diversos jogos, aclamados tanto pela crítica como pelo público, mas poucos lembram que apesar da série de jogos serem muito famosas, os roteiros foram adaptados em transformados em mangás e animes. Mesmo tendo um nível bem menor de complexidade não deixam de completar a já fantástica história do jogo.

Persona 5 The Animation não é um dos melhores animes, mas com certeza é uma das melhores adaptações. Se mantem fiel do começo ao fim, claro, algumas cenas foram adicionadas para criar fluidez na história, assim como algumas passagens que acontecem no jogo foram retiradas, por não se encaixarem bem no anime.

A série de jogos, Persona, é conhecida por ter seu estilo de combate em turnos, que faz com que mais da metade do tempo jogando seja dentro de batalhas, no anime isso é impossível, o foco do anime é outro, a trama. Claro que possuiu cenas de lutas, mas não em enorme quantidade e complexidade como no jogo.

Mesmo para aqueles que já se aventuraram no Metaverso no jogo, Persona 5 The Animation ainda vale muito a pena, ela traz um foco um pouco diferente, deixa de lado as lutas e puzzles para focar quase que inteiramente na história e a sua complexidade. O anime ajuda explicar muitas coisas do jogo, para aqueles que não tem o domínio ou do japonês ou do inglês podem se aventurar no jogo e depois assistir o anime, que irá ajudar no entendimento da obra.

A história no primeiro momento se parece bem simples e sem graça, mas ao decorrer do tempo ela vai evoluindo e melhorando, começamos a perceber que ela é rica em detalhes e cheia de ligações com sociologia, filosofia e até religião. No anime acompanhamos seis meses da vida de Ren, um garoto que depois de ser preso por agressão, entra em um colégio em Tóquio e começa a vivenciar algumas coisas bizarras, tendo contato com o mundo da cognição, em Persona 5 ele se chama Metaverso. Ao entrar nessa outra realidade, os Ladrões Fantasmas, como o grupo de amigos de Ren são chamados, conseguem roubar o “coração” da pessoa, fazendo com que até a mais perversa delas se arrependa de todos os seus erros. Mas no meio do caminho encontram problemas cada vez mais difíceis de serem resolvidos.

A trilha sonora de Persona 5 é maravilhosa, muito das músicas do anime foi tirado diretamente do jogo, onde as músicas já são excelentes. Ainda existem algumas músicas que foram feitas especificamente para o anime, melhorando a já então fantástica trilha. Misturando rock com pop e eletronica cria um ótimo clima.

Persona 5 conta sua história de uma boa forma, ela é clara e sucinta, no jogo, demoramos cerca de 100 horas para terminar e ainda faltará ainda diversos conteúdos importantes para serem feito, claro que no anime não temos esse tempo, por isso muitas dos eventos visto na obra não foram contemplados na sua adaptação, frustrando alguns fãs do jogo. Mas isso não quer dizer de jeito nenhum que o anime é ruim, ele é realmente bom e cumpre com o que é prometido.

Vale lembrar que tanto o mangá quanto o anime se referem a Persona 5 e não ao novo Persona 5 Royal, versão definitiva do jogo lançada em 2020. Mesmo assim, quem for jogar apenas o Royal as adaptações ainda valem muito a pena ser conferidas.

Confira o trailer legendado:

Persona 5: The Animation já está disponível COMPLETO e LEGENDADO na Crunchryoll