Recomendação da semana: OFF

OFF game

Nesta coluna semanal do Recanto Do Dragão, apresento um jogo único que acredito ser uma interessante recomendação sem spoilers , abrangendo jogos de qualquer tipo ou data de lançamento. Hoje falaremos de OFF, um jogo indie gratuito.

OFF é um jogo de RPG e terror atmosférico lançado em 2008 pelo pequeno estúdio indie Unproductive Fun Time e acompanha a história do Batter (O Rebatedor), uma estranha entidade que possui uma fixação em “purificar” o mundo, com a eventual ajuda de um gato peculiar chamado The Judge (O Juíz). Para fazer isto, ele deve destruir todos os espectros que encontrar, sendo controlado por você (literalmente, pois você também é um personagem dentro do jogo).

OFF Part #5 - Zone 1 - Post Office Part 2

1ª base

OFF é um jogo com uma estética bem peculiar e uma história que reflete muito bem esse aspecto. As músicas distorcidas, a estranheza da personalidade dos personagens encontrados no meio da jornada, as peculiares regras do mundo e os retratos dos personagens, tudo isto contribui para o jogo passar sua mensagem, que é revelada no final.

O seu sistema de batalha é simples, mas agradável. Se você já jogou algum outro jogo feito em RPG Maker com combate ou um JRPG das antigas, ele será bem familiar. Cada personagem tem uma barra de energia e só pode atacar quando ela ficar cheia.

Community Blog by Seeeeeeth // OFF REVIEW - The Bizarre and Grotesque World of Mortis Ghost

2ª Base

Algo interessante do sistema de combate é que os membros da party não são NPCs, mas sim “adendos” ao Batter. Eles são apenas círculos sem nenhuma personalidade, apenas programados para atacar, algo que reforça o tom do quão solitária a missão do Batter é. Tendo estes pontos do combate em mente, as habilidades e o balanceamento são ótimos e o jogo nunca se torna fácil ou difícil demais.

Outro aspecto importante para a progressão do jogo em seus quatro atos é a presença de puzzles, que são frequentes e extremamente bem planejados. Muitos deles requerem que você anote em algum lugar seus elementos e interprete-os parte por parte. Eles são muitas vezes mais divertidos que o combate e demonstram um dos fortes de OFF.

OFF, Part 1: Tutorial and Zone 1 | Path of Pins

3ª Base

Possuindo inúmeras qualidades únicas e uma curta duração, OFF veio a inspirar diversos outros jogos como Undertale e Lisa: The Painful.

Se você gosta de explorar jogos com um intuito artístico bem definido, e curte estéticas diferentes e uma gameplay de RPG bem polida com um humor seco e puzzles ótimos, dê uma chance à OFF.

OFF está disponível oficialmente de maneira gratuita em sua Wiki.