E3 2021 pode acontecer de forma digital, segundo ESA

E3 2020

A organizadora Entertainment Software Association (ESA) planeja reestruturar o acontecimento da E3 2021 nesse verão em formato de evento digital, conforme informou a equipe do VGC. O evento, historicamente reconhecido pelos grandes anúncios feitos por grandes empresas da indústria dos videogames, foi cancelado em 2020 por conta da pandemia.

Naquele mesmo ano, os planos de reformular a convenção em formato digital acabaram falhando; porém, segundo a VGC, documentos enviados às publishers podem ter confirmado que há planos para fazer uma cobertura em transmissão do evento neste ano com três dias de duração, entre 15 e 17 de junho.

O evento contaria com um dia de preview do evento (14 de junho), além de várias apresentações individuais de duas horas por empresa, previews da mídia, demos lançadas com antecedência ao público e diversas transmissões de empresas parceiras.

Esses planos da E3 2021 ainda precisariam passar por aprovação do conselho da ESA, constituído de inúmeras empresas de grande porte na indústria, e que recentemente perdeu a participação da Sony e Activision, ainda antes do cancelamento da edição de 2020.

Outro membro que saiu da equipe de colaboração era Geoff Keighley, apresentador da The Game Awards, devido a discordâncias de direção criativa ao show; ele posteriormente criaria a Summer Game Fest, outro show de muito sucesso.

Por fim, a VGC explicitou que recebeu informações tanto da ESA, quanto de Geoff Keighley (ainda fora do evento) afirmando da existência da E3 2021, e que novas informações serão divulgadas em breve.

“Podemos confirmar que estamos transformando a experiência E3 para 2021 e em breve compartilharemos detalhes exatos sobre como estaremos reunindo a comunidade global de videogames”, disse um porta-voz da ESA ao VGC.

“Estamos tendo ótimas conversas com publishers, desenvolvedores e empresas e esperamos compartilhar detalhes sobre seus envolvimentos em breve.”

Conforme apontado anteriormente, muitas empresas passaram a deixar o conselho da ESA e da organização da E3 no ano passado, optando por criar seus próprios “Directs” como no formato da Nintendo. Esse problema pode afetar a nova edição da E3 principalmente no quesito de financiamento do evento, mas ainda resta saber como as coisas acontecerão oficialmente por parte da Associação.