Uma equipe de fãs conseguiu fazer engenharia reversa no código fonte de tanto GTA III quanto Grand Theft Auto Vice City, e ainda disponibilizar os arquivos para download gratuitamente.

E estas são ótimas notícias! Recentemente pudemos ter uma chance de ver o que o lançamento do código fonte por engenharia reversa em um jogo pode significar para modders, com o maior exemplo disso sendo Super Mario 64, que foi “portado” para o PC, fazendo com que ele tenha se tornado jogável na plataforma sem a necessidade de emulação.

Mas claro, este não é o ponto chave da discussão quando se fala do código de GTA III e Vice City, pois os dois jogos já estão disponíveis para PC. O código fonte também dá um grande potencial para uma gama de coisas interessantes como, utilizando Super Mario 64 como exemplo novamente, adicionar ray tracing ao jogo.

Mesmo assim, ter acesso ao código fonte consegue sim tornar mais fácil o desenvolvimento de um port pra outras plataformas, e a equipe de fãs já conseguiu fazer o código rodar no Switch, PS Vita e Wii U, com planos de também fazerem o código funcionar no PS2 e no Xbox futuramente.

Você pode baixar os arquivos do código fonte aqui.

Fonte: Kotaku


%d blogueiros gostam disto: