Lançado em 2020, Maneater é um RPG com um tema bem diferente dos outros de seu gênero. No jogo, você controla um tubarão que tem como principal objetivo se vingar dos pescadores que mataram sua mãe. Desenvolvido pela Tripwire Interactive e publicado pela Deep Silver, o jogo esta disponível para PC, PlayStation 4, Nintendo Switch e Xbox One. O jogo está disponível no Xbox Game Pass.

No começo, o jogo pode parecer bem lento e com uma enorme falta de dinâmica, mas é causado pela falta de conhecimento do jogador pelo Maneater. Além de que, o jogo não entrega muitas informações de mão beijada. E por isso nós elaboramos um guia para você evoluir rápido e se tornar o mestre dos mares de uma forma bem mais dinâmica e divertida.

+LEIA TAMBÉM: CONHEÇA O PLAYDATE, O CONSOLE RETRÔ MOVIDO A MANIVELA DA PANIC

Utilize o sonar do seu tubarão

Essa dica é uma das mais importante de todas. No começo, a habilidade de ativar o sonar parece totalmente irrelevante, mas conforme o jogo for avançando, você descobre que sem ela não há como evoluir.

A habilidade consiste em ativar, por alguns segundos, uma espécie de sexto sentido no seu tubarão. No qual você consegue ver tudo que esta em sua volta.

Esta habilidade é importante em diversos aspectos, desde você enxergar peixes a distância até descobrir aonde estão todos os itens de cada mapa.

Coma muito, muito mesmo

No começo do jogo pode parecer meio chato ter que sempre que avistar um peixe ir pra cima dele para abocanhar a presa. Mas conforme o jogo for avançando, isso se torna extremamente necessário para a evolução.

No total, Maneater apresenta três tipos de presas (independente da raça em si). Um dos tipos te dará gorduras, o outro proteínas e o último sais mineiras. Cada um desses nutrientes te ajudarão em uma evolução específica. E quanto mais evoluído, mais nutrientes seu tubarão irá precisar.

Ainda existe um outro tipo de animal apelidado de “albino”. Esse animal passou por níveis de radiação que o deixaram sem cor. Mesmo sendo um pouco mais raros de encontrar, seu nutriente é bem importante, o mutagênico x. Ele garantirá uma evolução bem diferente.

Uma das lutas contra um animal ápice

Em cada mapa do jogo irá ter um “inimigo natural”. No primeiro mapa esse inimigo são os jacarés, já no penúltimo mapa são os tubarões martelos por exemplo. E de início, eles podem ser bem desafiadores, estando com níveis mais altos do seu tubarão ou sendo o dobro do tamanho.

Além desses seres que vão aparecer aos montes nos mapas, Maneater também apresenta o sistema de “caçadores ápice”, aonde você enfrentará o animal que comanda a região. Eles são bem mais fortes que os demais e podem ser até difíceis de matar. Porém, uma dica que é importante para essas horas é : Não opte pelo contra ataque, dê sempre o primeiro ataque. Jogando dessa maneira, a vitória é quase certa e garantida.

Uma outra dica que vai ajudar na hora de enfrentar esses grandalhões é que quando sua vida estiver bem baixa, aperte o sonar e procure peixes em volta de você. Comer peixes aumentará sua vida, enquanto a do seu adversário não aumentará em nenhum momento.

Use o desvio sempre que for necessário

Essa dica se aplica em dois momentos. O primeiro deles (e menos importante) é na hora de enfrentar os primeiros animais ápices de cada mapa. Já o segundo momento é na hora de enfrentar navios de caçadores. Contra essas embarcações, o que te fará derrotá-las com maior eficácia e rapidez será utilizar a habilidade de desvio o máximo de vezes.

Uma dica, na hora de desviar, esteja com a cabeça apontada para o barco. Assim além de não perder vida, seu tubarão dará danos consideráveis na estrutura do navio.

Faça as missões secundárias

Maneater

Não tenha preguiça de sair procurando por placas de carro, pontos turísticos e baús de suplementos. Sim, na maioria das vezes isso pode ser chato e cansativo. Mas se você estiver usando a primeira dica desse guia (utilize o sonar) isso se tornará rápido e fácil.

Além do narrador do Maneater tornar esse ponto divertido contando piadas sobre cada missão, a quantidade de pontos e de vitaminas que seu tubarão terá ao encontrar cada item será enorme. Facilitando e muito a progressão de nível e a evolução de habilidades.

Tente completar todos os mapas

Essa dica anda lado a lado com a anterior. Se você conseguir achar todos os itens secundários de cada mapa, na metade do jogo seu tubarão já estará imbatível. O que facilitará muito o resto da gameplay e irá deixar seu jogo bem mais leve e divertido.

Monte a build do seu tubarão de acordo com o momento

Essa dica é importante se você já esta numa fase avançada no Maneater. A partir de um momento, são inúmeras as combinações que poderão ser realizadas na árvore de habilidades do tubarão. E cada uma dessas combinações combina com um momento.

Por exemplo: um corpo elétrico funciona bem lutando contra outros peixes, enquanto um corpo de osso funciona contra navegações. Não tenha preguiça de voltar para sua caverna só para modificar sua build. Isso te poupará muito tempo.