Personagens não-binários em jogos – Especial do orgulho LGBTQIA+

Personagens não-binários jogos The Knight

No último dia do mês de junho, quando celebramos o orgulho LGBTQIA+, montamos uma lista para homenagear os personagens não-binários presentes em jogos. Confira abaixo!

Frisk (Undertale)

Personagens não-binários jogos Frisk

Em Undertale você joga como uma criança humana que caiu em uma caverna, uma região grande e isolada sob a superfície da Terra, separada por uma barreira mágica. Vários monstros podem ser encontrados durante sua missão para retornar à superfície, principalmente através do sistema de combate, e você pode escolher matá-los ou poupá-los. Essas escolhas causam mudanças no diálogo, nos personagens e na história com base nos resultados.

Frisk é a personagem controlada pelo jogador. Embora seja possível nomear o personagem no início do jogo, se a Rota Pacifista for escolhida, o nome é revelado. Por não ter um nome definido, todos os personagens do jogo se referem à Frisk pelos pronomes they/them (elu/delu, em tradução livre), o que leva aos fãs do jogo acreditarem que seu personagem é não-binárie.

NiGHTS (NiGHTS INTO DREAMS)

Personagens não-binários jogos NiGHTS

NiGHTS INTO DREAMS é um jogo lançado pela SEGA em 1996, e que segue duas crianças entrando no mundo dos sonhos, onde elas são ajudadas pelo personagem principal, NiGHTS. 

O personagem principal é um ser sem gênero, sendo considerado um dos primeiros personagens explicitamente não-binários a serem mostrados em um videogame. O diretor do jogo, Takashi Iizuka, afirma que o próprio jogador deve interpretar o gênero de NiGHTS, podendo se referir a ele com os pronomes que preferir. O personagem é libertado pelas crianças Elliot Edwards e Claris Sinclair e se torna responsável por guiá-los por Nightopia para que eles possam derrotar o grande vilão, Wizeman, e restaurar a paz no mundo dos sonhos. 

The Knight (Hollow Knight

Personagens não-binários jogos The Knight

Hollow Knight é um jogo indie desenvolvido pela Team Cherry, no qual você acompanha um cavaleiro sem nome em sua missão explorando as ruínas de um reino habitado por insetos, para livrá-lo de uma infecção causada por um deus esquecido. Ele mistura elementos fortes de metroidvania (exploração não-linear com presença de upgrades) com souls-like (similar a Dark Souls).

O Cavaleiro, personagem controlado pelo jogador, é um Receptáculo, nascido dos deuses superiores, Rei Pálido e Dama Branca. Receptáculos são representados como proles dos deuses, e não possuem gênero. De fato, ao longo do jogo, seu personagem nunca é referido com um gênero, e os próprios desenvolvedores da Team Cherry confirmaram em suas redes sociais que o protagonista é não-binário e que se sentem felizes por seus jogadores poderem se sentir representados e empoderados pelo jogo. 

Bloodhound (Apex Legends)

Bloodhound Apex Legends

Apex Legends é um jogo eletrônico free-to-play do gênero battle royale desenvolvido pela Respawn Entertainment e publicado pela Electronic Arts. Situado no mesmo universo da série Titanfall, o jogo exige que os jogadores trabalhem em esquadrões de três, com a capacidade de reanimar companheiros de esquadrão abatidos.

Bloodhound é uma das maiores caçadoras que a Fronteira já viu, mas sua identidade é um mistério. Cercada de mistérios e muitos rumores, acreditam que seja uma pessoa incrivelmente rica, uma assassina sanguinária, entre outros rumores. Ela é identificada como não-binária dentro do jogo, muito embora seu nome, idade e origem sejam desconhecidos. 

Fl4k (Borderlands 3)

FL4K Borderlands 3

Borderlands é um jogo de tiro em primeira pessoa com elementos de ficção científica e RPG eletrônico. A série consiste de quatro jogos, e é considerada uma das mais vendidas de todos os tempos. O foco de sua jogabilidade é em adiquirir loot, que consiste em milhões de armas com diferentes habilidades e estatísticas para gerar uma variedade enorme de estilos de jogo.

FL4K é um robô errante que aparece no terceiro jogo da franquia e que sempre traz um de seus três fiéis mascotes para a batalha para fortalecer as estatísticas e atacar os inimigos. Suas façanhas permitem o uso de rakks bombardeadores, teletransporte de mascotes irradiados com Rajada Gama através de fendas, e mais. FL4K foi revelade como não binário e utiliza o gênero-neutro para se referir a si mesme, afirmando ainda que as construções sociais humanas de gênero são estranhas e difíceis de compreender.