Steam Next Fest: Confira 6 das melhores demos do festival!

Demos Steam Next Fest POSTAL Brain Damaged header

Nos últimos anos, demos foram perdendo muita popularidade. Vários dos maiores estúdios começaram a depender mais de análises e vídeos de gameplay de seus jogos para ganharem o interesse do público, então as demos foram ficando cada vez mais para trás.

Hoje em dia isso não é muito diferente, principalmente no universo dos jogos AAA. Mesmo assim, a Steam recentemente começou a realizar múltiplos festivais por ano onde centenas de criadores independentes colocam demos de seus jogos para se destacarem antes do lançamento. Estes eventos trouxeram aquela sensação agradável de passar por dezenas de jogos em apenas algumas horas e anotar seus favoritos.

Confira algumas das melhores demos presentes no festival!

POSTAL: Brain Damaged

Demos Steam Next Fest POSTAL Brain Damaged

POSTAL: Brain Damaged mistura o puro caos e imersão de um mundo moldado pela visão distorcida de Postal Dude com os tiroteios acelerados de jogos como ULTRAKILL e DOOM Eternal, e ainda esbanja um estilo visual único no meio tempo.

A demo oferece apenas uma fase, mas ela é enorme. Existem tantos lugares para explorar e cantos com segredos que nem dá pra perceber que existem mais de 200 inimigos nesta missão. O bairro clássico americano em que ela se passa vai sendo transformado pouco a pouco pela insanidade de Postal Dude, já deixando bem claro onde a direção do resto do jogo quer chegar.

Fallen Aces

Demos Steam Next Fest Fallen Aces

Vindo de apenas dois desenvolvedores, Fallen Aces mistura mecânicas de Immersive Sims (Thief, Deus Ex) com brigas de bar e uma estética noir clássica. 

O combate te dá completa liberdade de experimentar ao usar armas improvisadas como uma máquina de café ou cadeiras, e o jogo ainda de dá a opção de fazer tudo no stealth, como qualquer bom Immersive Sim. É bom ver mais jogos com o combate de Dark Messiah em 2021, e Fallen Aces é extremamente promissor.

Dread Delusion

Dread Delusion

É impressionante como uma demo independente consegue ser mais coesa e polida do que um jogo da franquia que o inspirou. Dread Delusion é um RPG focado em exploração fortemente inspirado por Morrowind, e o que é mostrado na demo já traz muita personalidade.

Os céus rosados, os navios voadores steampunk e as estranhas criaturas que parecem ter saído diretamente de Cruelty Squad são alguns dos visuais que se destacam na demo cheia de conteúdo. A variedade de builds possíveis também é admirável para um projeto indie, com quatro arquétipos possíveis (e eu posso confirmar que é possível resolver tudo na conversa usando carisma).

Project Warlock II

Demos Steam Next Fest Project Warlock II

Project Warlock II vai muito além do que o primeiro jogo inteiro conseguiu em apenas uma fase. O que antes era um Frankenstein de design de FPS moderno com fases estilo Wolfenstein 3D se tornou um Dungeon Crawler com um bom senso de verticalidade e não linearidade.

+LEIA MAIS: STEAM GAME FESTIVAL: CONFIRA 5 DEMOS “INDIESPENSÁVEIS” PARA JOGAR

Além disso, as poucas armas que estão disponíveis na fase da demo são básicas, mas satisfatórias e o posicionamento dos inimigos passa aquele clássico sentimento de emboscada constante. Se você está procurando um boomer shooter pra deixar em sua lista de desejos, é difícil errar com Project Warlock II.

Hometopia

Hometopia

Hometopia é um simulador de construção de casas (e bairros inteiros!). É uma proposta simples, mas que não é super comum de se ver. Existe House Flipper, mas ele foca em reforma, não em construção, e também o modo de construção da franquia The Sims, mas Hometopia busca ir muito além do que os dois e colocar todo seu foco na construção de casas.

A demo inclui o modo sandbox, onde você pode constuir a vontade sem se preocupar com dinheiro ou missões específicas (como a campanha do jogo completo promete). As opções de customização vão desde a fundação de sua casa (ou apartamento) até as mais sutis decorações internas. A quantidade de conteúdo presente na demo é espantosa, então vale a pena checar.

Hypnagogia 無限の夢 Boundless Dreams

Demos Steam Next Fest Hypnagogia

Hypnagogia põe exploração como o foco principal da experiência. Ao menos na demo, as áreas dos mundos dos sonhos possuem objetivos simples, mas o jogo ameniza isso com seus visuais coloridos e diálogos intrigantes.

Existem vários jogos sobre sonhos, mas quase todos são fortemente inspirados em LSD: Dream Emulator e Yume Nikki. Hypnagogia se destaca por possuir uma história concreta, mas ainda vaga o suficiente para passar a sensação de sonho. Hypnagogia vale a pena um teste para quem quiser algo mais doidinho.

CONSCRIPT

demos steam next fest CONSCRIPT

CONSCRIPT é uma homenagem à era antiga de Resident Evil. Isso não é nenhum segredo, pois ele já deixa isso claro desde seu sistema de inventário até nos zumbis e sistema de salvamento. Mesmo assim, nada impede este jogo de criar sua própria identidade.

E isso é o que não falta em CONSCRIPT. O jogo se passa no meio da notória Batalha de Verdun, que foi a mais longa da primeira guerra mundial. Ao caminhar pelas inacabáveis trincheiras, é perceptível que o jogo busca misturar algumas das filosofias antigas de jogos de survival horror com um estilo de controle modernizado, e algumas sensibilidades de design únicas à era atual.