Comentários sobre: Fear & Hunger — os altos e baixos da Dark Fantasy | Análise https://recantododragao.com.br/fear-hunger-os-altos-e-baixos-do-dark-fantasy-analise/ Games, Cinema, Animes, Séries e muito mais! Mon, 30 Dec 2024 04:14:57 +0000 hourly 1 https://wordpress.org/?v=6.6.2 Por: Roberto Famini https://recantododragao.com.br/fear-hunger-os-altos-e-baixos-do-dark-fantasy-analise/#comment-8021 Mon, 30 Dec 2024 04:14:57 +0000 https://recantododragao.com.br/?p=131208#comment-8021 É altamente insatisfatório ver alguém criticando a existência da abordagem de um tema específico com o pretexto de que é “infantil” ou “banal”, quando na realidade, a crítica parte única e exclusivamente da intolerância do autor.

No jogo, existem cenas de abuso simplesmente porque as Masmorras do Medo e da Fome são a materialização de todo o mal; de toda a escuridão; a ideia é representar que tudo que há de ruim está ali. Não entendo como tal tema deveria ser coberto no jogo dentro da sua concepção. De que tipo de profundidade você fala? Você critica, mas não sugere nada. “Existem formas mais criativas […]” tá, quais? Como possivelmente a questão poderia ser abordada de forma mais profunda, sendo que se trata de um monstro corrompido pela escuridão a praticando?

A cena referida por você, a que tem “98% de chance” do jogador encontrar, é realizada por um monstro. Um monstro cuja mente foi corrompida pela escuridão, restando apenas morte e depravação nela. O que você espera? O que você queria? Você queria simplesmente não ter que ver a cena, mas isso não a torna inválida, “infantil” ou qualquer coisa do tipo. E sim, tal performance aprofunda o jogador no mundo do jogo sim e revela mais sobre o universo sim, porque é neste momento em que o jogo reforça e estabelece ainda mais o que propõe.

É interessante vê-lo ignorar outras coisas que poderiam ser interpretadas da mesma forma. O jogo possui cenas de violência extrema que possuem o mesmo propósito das cenas de abuso; mas não são mencionadas. Basicamente, muitas e muitas outras coisas do jogo poderiam ser interpretadas da exata mesma forma caso sua lógica fosse aplicada à elas. Mas não, falas apenas do abuso, o que indica sua intolerância. E está tudo bem, óbvio, excelente detestar tal tópico. Mas não querer que ele exista em obras ficcionais é algo que não deveria ser feito. Sei que não disse isso no texto, mas convenhamos, sei que não quer lidar com o conteúdo sendo coberto dessa maneira específica, mas precisa saber que ela é válida e julgamentos como os observados em seu material de leitura são impróprios.

O estupro é necessário para desenvolver a narrativa principal da história? Sim. Ele é parte do que te dá uma ideia do que é tudo aquilo, assim como a violência, uso de drogas, etc. Poderia ter sido feito sem estupro? Sim, mas não é como se esse caminho fosse “melhor” ou coisa parecida. Seria apenas mais digerível e tolerável para pessoas como você, que não toleram o conteúdo.

Por favor, reconsidere a forma como escreve críticas, peço-lhe com respeito, tendo em vista que opiniões como a sua expressam grande influência sob potenciais jogadores. Recomendo que reflita sobre o assunto, sobre tais coisas e a arte; caso mude de ideia, bom, caso não… que seja.

]]>
Por: musk_antracite https://recantododragao.com.br/fear-hunger-os-altos-e-baixos-do-dark-fantasy-analise/#comment-5962 Sun, 12 May 2024 07:45:50 +0000 https://recantododragao.com.br/?p=131208#comment-5962 art has no obligation to be educational, the creative person must only think about venting his or her artistic talent in the most honest and free way possible, without setting ethical or moral limits.

]]>