A indústria dos jogos no Brasil não é uma das que mais tem impacto. Quase todas as maiores empresas em escala mundial que participam do mercado se encontram nos países desenvolvidos; mesmo assim, existem inúmeros jogos brasileiros indies que batem pau a pau com o que é produzido no resto do mundo, e que simbolizam o enorme potencial ainda a ser descoberto nas produções nacionais.
Confira aqui uma lista das 5 melhores recomendações que separamos para VOCÊ que quer descobrir novos jogos brasileiros!
Dandara
Dandara é um metroidvania ambicioso desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House, lançado em 2018. Ele apresenta um esquema de movimentação único onde você só pode se mover ao usar um dash para saltar na direção que deseja ir; ou seja, você não tem a opção de “caminhar” de maneira convencional.
Além de ser visualmente impressionante e ter uma protagonista inspirada na heroína negra Dandara dos Palmares, este jogo ainda esbanja de uma trilha sonora marcante e uma história contada por seus ambientes destorcidos.
Plataformas: GOG, Steam, Switch, Xbox, Playstation, Android, IOS, Epic Games
Também confira o perfil do Twitter dos desenvolvedores!
UNSIGHTED
UNSIGHTED é um dos jogos mais recentes da lista, e é impressionante no quão polida é a experiência. Os visuais de pixel art são muito mais detalhados que o comum, e o sistema de combate abre caminhos completamente diferentes dependendo do seu estilo preferido.
A ênfase do jogo em exploração e mecânicas de RPG também não pode ser ignorada. Ele é um jogo ambicioso, e entrega em todas suas promessas.
Plataformas: GOG, Steam, Switch, Xbox, Playstation
UNSIGHTED também está disponível no Xbox Game Pass!
Também confira o perfil do Twitter das desenvolvedoras!
TAMASHII
Nós fizemos uma análise completa de TAMASHII. Confira ela aqui!
TAMASHII é uma mistura de terror com plataforma e puzzle! E esta é uma mistura que surpreendentemente funciona muito bem.
Sua história é misteriosa e etérea, mas de maneira inexplicável consegue se encaixar com os puzzles precisos, onde você utiliza três totens e influencia o cenário de formas especiais.
Plataformas: Itch.io, Steam, Switch, Xbox, Playstation
Também confira o perfil do Twitter do desenvolvedor!
Momodora: Reverie Under the Moonlight
Este é o quarto jogo da franquia Momodora, mas é completamente acessível para quem não jogou os outros. Ele se diferencia deles ao focar em um estilo de combate mais lento e por possuir uma estrutura de metroidvania que acentua toda sua duração.
Plataformas: GOG, Steam, Switch, Xbox, Playstation
Também confira o perfil do Twitter dos desenvolvedores!
Disc Room
Em Disc Room, seu objetivo é morrer.
Claro que não é bem assim, mas é por aí. Você deve sobreviver às dezenas de discos (que vêm em vários tipos diferentes) por uma certa quantidade de tempo, ou atingir outra condição específica dependendo da sala.
Os desafios são rápidos e geralmente difíceis, mas você pode progredir em vários caminhos diferentes ao mesmo tempo devido à estrutura aberta de Disc Room. Além disso, você libera o modo difícil após terminá-lo, que muda completamente a dinâmica da gameplay e até a história.
Plataformas: Itch.io, GOG, Steam, Switch, Epic Games
Também confira o perfil do Twitter do desenvolvedor brasileiro do projeto!