Comprovando o movimento positivo na Indústria de Jogos Digitais do Brasil, foi anunciada durante palestra da Abragames (Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (ApexBrasil), a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games. De acordo com o estudo (veja aqui o relatório completo e fact sheet), o país viu um salto de 375 para 1.009 estúdios ativos nos últimos quatro anos, mais que duplicando seu volume durante o período.
“O aumento significativo na quantidade de estúdios, de 2018 para 2022, tem muito a ver com o amadurecimento da nossa indústria. Hoje temos quase 20% dessas empresas em atividade por um período entre 10 e 15 anos”, afirmou Rodrigo Terra, presidente da Abragames.
O BIG Festival abriu suas portas hoje, dia 7 de julho, ainda separando um espaço especial para a mostra “Panorama Brasil”, uma seleção especial de 29 jogos feitos por profissionais e estudantes brasileiros indicados para a “Mostra Não-Competitiva de Jogos Nacionais”. Todos os jogos poderão ser experimentados por visitantes, que também podem conversar com seus desenvolvedores nos estandes.
“Pela visibilidade que o Panorama Brasil traz aos jogos, se torna numa ferramenta valiosa para os desenvolvedores, que muitas vezes colhem feedbacks da comunidade, aperfeiçoam seus games e os inscrevem novamente no festival”, diz Steinberg. “Estamos muito contentes por ver três jogos participantes da mostra em 2021 como finalistas na premiação do BIG Festival 2022”, celebra.
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Um festival de oportunidades
Eliana Russi, diretora da Abragames e gerente do Projeto Brazil Games, comentou sobre a importância do evento durante a palestra: “O BIG é um momento em que o Brasil está no centro das atenções, onde estúdios iniciantes e maduros têm a chance de apresentar projetos, participar de rodadas de negócios e construir laços cada vez mais fortes com outros players”.
“A 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games vem justamente para mapearmos o cenário de desenvolvimento de games do país, saber quem são os estúdios, onde eles estão, o que estão fazendo e o que eles precisam. Desse modo podemos apoiá-los da melhor forma possível para que alcancem seus objetivos e se desenvolvam como empresas”.
Outros apoiadores do mercado também marcarão presença nas palestras, incluindo a Ablegamers, que discutirá a acessibilidade em videogames, e a Magalu, que abordará os bastidores e desafios da plataforma de varejo em entrar para o mercado de games.
Por fim, o levantamento da Abragames, que foi oficialmente divulgado nesta quarta-feira durante o evento, também reúne um mapeamento de estúdios por região, informações sobre presença em eventos internacionais, tecnologias utilizadas, diversidade, capacidade de produção, fonte de receitas e próximas expectativas.