Desenvolvedores de apps como AdBlock Plus, AdAway e AdFree, por exemplo, receberam e-mails dizendo que eles violaram um dos acordos de desenvolvedores da Play Store e, por isso, seus apps foram removidos:
“Você concorda que não vai participar de nenhuma atividade no Market, incluindo o desenvolvimento e distribuição de produtos que interferem, perturbam, danificam ou acessem de maneira não autorizada dispositivos, servidores, redes ou outros serviços e propriedades de terceiros incluindo, mas não limitado a, usuários do Android, Google ou qualquer operadora de rede móvel. Você não vai usar a informação dos consumidores obtida no Market para vender ou distribuir produtos fora do Market”
Em outras palavras, o Google descobriu agora que os apps que eliminam propagandas no Android violam os termos de uso da Play Store, mesmo que eles estejam disponíveis há um certo tempo. No caso do AdBlock Plus, a violação é a interferência em redes, serviços e propriedades de terceiros.
O Android é aberto e a medida do Google não significa uma alteração nisso. O que não é tão aberta assim é a Play Store. Os desenvolvedores podem continuar criando e distribuindo os apps para bloquear propaganda de outras formas. O que eles não podem é usar a Play Store para isso. O próprio site do Adblock Plus oferece o download direto do arquivo .apk sem precisar passar pela loja oficial do Google.
O Google não está errado em retirar os apps. A interpretação de que eles violam os termos da Play Store é possível. E a maior parte da receita do Google vem das propagandas. Portanto, não é surpreendente que esses apps comecem a ser removidos.
Fonte: Gizmodo