Para quem não conhece, o Windows Odyssey foi o codinome de uma das versões do Windows em desenvolvimento da Microsoft em 1999. Seria uma continuidade para o Windows 2000, já que ele era feito especialmente para servidores, e usava uma arquitetura muito diferente do Windows 98/ME, chamada de NT.
A Microsoft diz, que a equipe do Odyssey se juntou a equipe do Neptune que acabou originando o projeto Whistler. E com isso eles montaram, o Windows XP, um dos sistemas mais estáveis da Microsoft, e que era o sistema mais usado no mundo, até Setembro do ano passado, quando o Windows 7 tomou a frente.
Entretanto existem rumores que o Windows Odyssey era muito avançado para época, e que não havia hardware compatível com o sistema operacional. Existem alguns documentos antigos da Microsoft, aonde mencionam o Windows Odyssey sendo o sistema NT 6.0.
A Nomenclatura NT (New Tecnology) usada pela Microsoft para designar versões mais estáveis do Windows de 32 bits, começou a ser usada de forma mais comum no Windows 2000. Para se ter uma ideia, o Windows 2000 tem sua nomenclatura como NT 5.0, o XP 5.1 e finalmente o Vista como NT 6.0. O primeiro número significa a versão do sistema, o segundo é referente a uma atualização, entretanto o núcleo de funcionamento do sistema se mantém o mesmo.
Não existe provas que o Odyssey era um sistema a frente do seu tempo, mas as respostas da Microsoft sobre este tema são inconclusivas.
E você o que acha? O Windows Odyssey é o Windows Vista, e já existia há muito tempo atrás? Ou somente a equipe do Odyssey se juntou ao Neptune e criaram o XP?
Fonte: Beta Archive, Wikipedia