Azucola — saindo da tela

Você já amou um jogo por algo muito maior do que ele é? Por uma coisa não intencional ou sequer exclusiva dele que influenciou esse amor? Você já amou uma peça de arte pela companhia que teve ao experienciá-la? Eu imagino que sim.

Azucola é apenas um jogo de puzzle de Azumanga Daioh. É o terceiro jogo de Azumanga Daioh da EasyGameStation (Recettear…), e último também. Alguns chamam de Azumanga Tetris, mas é um jogo de formar colunas. Você precisa ligar quatro pecinhas em uma direção, seja vertical, horizontal ou diagonal. Não só conectadas de qualquer forma como Puyo Puyo!

É uma competição entre dois personagens, vindo obviamente de Azumanga. Você pode ver sprites super fofos das meninas no meio da tela, reagindo de formas engraçadinhas ao que acontece na gameplay. Você pode ver qual será a sua próxima peça em cima também, e também tem um sprite maior do seu personagem atrás da tela das peças.

Azucola

Ao conseguir combos de diversos tipos, é possível não só elevar o board do oponente como também destruir a peça que ele está segurando, e fazer isso muitas vezes! Essencialmente o impedindo de jogar. No entanto, algumas peças são bem parecidas entre si, como as amarelas e laranjas, e por isso leva um tempinho para acostumar a mente a juntar as cores. As peças vem em três, e você só pode movimentá-las verticalmente.

Azucola

Tudo isso cria um jogo… genérico! Muito divertido, mas não especialmente único. Fora as personagens engraçadas, ele não tem nada de novo para te apresentar. Mas então, por que eu amo ele?

Azucola

Para responder isso, preciso contar um pouco de background. Em 2024, eu comprei um celular novo, o primeiro celular bom da minha vida. Conseguia jogar nele coisas que no meu computador eram impossíveis! Até mesmo conseguia streamar usando elel. E foi aí que percebi que um projeto antigo que eu tanto queria recomeçar podia voltar.

Azucola

Eu e meu amigo Benjamin (mencionado com frequência, em especial nos meus textos de Mario) temos um canal no YouTube. Se chama Among Gamers e, apesar do nome ruim, nós postamos vídeo todo dia desde outubro do ano passado. Mas, a questão é que a maioria dos nossos vídeos são gravados em um celular, usando um controle Bluetooth para dar a impressão de que não é um celular. A qualidade dos vídeos é muito melhor do que no meu PC antigo, que era onde gravavamos o Among Gamers original.

Azucola

Mas, por ser um celular, temos diversos problemas. Por exemplo, a gravação do áudio nos torra a paciência desde o começo do canal, pois o melhor gravador de áudio que conseguimos pede um fone + microfone para gravar o áudio de Azucola e nossa voz ao mesmo tempo. Mas, mais importante que isso, não podemos chamar convidado algum, e só conseguimos gravar presencialmente.

Azucola

Começamos a gravar alguns vídeos no computador no entanto e, sendo um jogo online, era possível chamar convidados. Não precisamos streamar a tela nesse caso! Conseguimos gravar alguns vídeos de Touhou com minha amiga Jenny dessa forma, mas foi no final de janeiro que tivemos a ideia de fazer algo… diferente, pro meu aniversário. Apesar de ser só dia 9 de fevereiro, era importante gravar bem antes para poder preparar o vídeo a tempo de postar. Nesse dia gravamos um REACT (sim, o conteúdo preguiçoso e tal) de Falha de Cobertura, porque amo muito esse programa, e então as convidadas — Jenny e Sol — aceitaram ficar para mais episódios de outra coisa: Azucola.

Azucola

A questão é que elas não veriam o jogo. Não enxergariam nada do que acontece na tela, pois não podemos streamar e gravar ao mesmo tempo com nosso hardware atual. Então, a gravação seria horrível, não é? Duas convidadas que nem sequer podem ver o jogo ser jogado. Bem, isso tudo faz sentido com Azucola.

Azucola

Azucola, como explicado, é muito simples. Não tem muito o que comentar jogando ele, pois os tijolinhos caem, tocam uns nos outros e quebram. É muito divertido, sim, mas é fácil e pouco interessante de assistir. Eu e Benjamin decidimos que não iríamos comentar sobre o jogo, nem se esforçar para tentar ganhar as partidas, pois isso pouco importava. Tudo que íamos fazer era entrar no Arcade, jogar pensando muito pouco, e conversar com as convidadas. Esse é um dos pouquíssimos jogos em que isso é possível.

Azucola

Naquela noite excedemos muito o horário marcado de gravação. Um vídeo de 20 minutos virou duas horas, que irei cortar em seis vídeos para aproveitar melhor nosso tempo. Aquela noite conectou mais profundamente todos que estavam naquela call, conversando sobre tudo, menos o jogo em questão. Falamos sobre sonhos, hobbies bizarros, hipotéticas esquisitas, objetivos pro futuro e até algumas coisas tristes. Foi um podcast, e um que todos nós adoramos gravar.

Azucola

E o jogo estava no fundo, como background, apenas para atrair atenção do telespectador e por ser um canal de longplay. E, ainda assim, eu me diverti muito jogando também apesar de estar conversando o tempo todo. Eu ainda zerei sem querer! Apenas seguindo minhas intuições e estratégias simples, e também por jogar por duas horas sem parar. Quase aconteceu duas vezes, aliás!

Azucola

Foi uma experiência excessivamente divertida, e só esse jogo poderia proporcionar isso. Você sabe como ele é porque já jogou algo como ele antes. É super simples, e suas mecânicas mais originais (talvez uma só) ainda são de outros jogos. Mas justamente por isso, possibilitou uma das noites mais memoráveis da minha vida, e que provavelmente vai mudar o nosso canal pra sempre também.

Azucola

Se isso é mérito ou não de Azucola, deixo para que decidam por si sós. Sempre vou lembrar desse jogo com felicidade porque, além da diversão que me proporcionou, também me deixou passar tempo com meus amigos. Vocês podem assistir nossa jornada por esse jogo aqui! Boa noite!

A arte de capa foi desenhada por @tuliphonk (Instagram), a artista oficial do canal Among Gamers. Ela também participou da nossa série!