Mesmo a maioria de nós sabendo que não podemos nos distrair no trânsito, insistimos em usar o celular. Entretanto isso pode começar a mudar. Uma equipe de UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina!) encontraram a solução para o problema – de acordo com o MIT Technology Review, a equipe fez uma combinação de hardware/software que pode detectar quando você está no telefone e atrás do volante.
Veja como seu sistema funciona: uma pequena câmera embutida no painel registra tranquilamente pequenos clipes de um piloto de testes, que depois serão cortadas próximas para o rosto do motorista. Uma vez feito isso, o algoritmo pode mastigar em cada um desses pequenos filmes a cada 3 segundos em busca do que parecem ser as mãos, que ficariam próximas ao quadro do rosto do motorista – Quanto mais proeminente é a mão, o mais provável é que o algoritmo irá pensar que você não está tão atento assim a sua direção.
É claro que a construção desse algoritmo é apenas metade da batalha. A equipe ainda não construiu uma forma de alertar o motorista, uma vez que ele ou ela tenha sido apanhado em flagrante (embora não seja por falta de imaginação). Elaborar um sistema como este é nobre, o trabalho digno, mas não podemos deixar de pensar se uma pequena dose de bom senso pode não ser um sistema mais eficaz.
Será que mesmo assim deixaríamos de usar os celulares no trânsito?
Via Engadget