Dragon Ball Sparking! Zero | Primeiras Impressões

Dragon Ball Sparking! Zero | Primeiras Impressões

Durante a gamescom latam 2024, o Recanto do Dragão (um site que teve seu nome cunhado por conta de ser um portal de Dragon Ball) teve a oportunidade de conhecer em primeira mão um dos jogos mais aguardados de 2024 e dar nossas primeiras impressões de Dragon Ball Sparking! Zero. O retorno do clássico que para muitos já estava enterrado a sete palmos do chão acompanhado de Ultimate Tenkaichi. 

Dragon Ball Sparking! Zero é o novo jogo da franquia Sparking. Caso esse subtítulo não faça sentido para você, é por que aqui no ocidente conhecemos essa franquia carinhosamente pelo nome de Budokai Tenkaichi. 

No percorrer dos 30 minutos de teste que nos foi concebido, tivemos a oportunidade de explorar o potencial do modo batalha convencional de Sparking! Zero. Sendo assim, os embates são definidos preferencialmente no 3v3. 

Divulgação: Dragon Ball: Sparking! Zero/DRAGON BALL

A versão demonstrada não é das mais polidas e demonstrou alguns travamentos e problemas de inteligência artificial. Um problema em específico que permeou uma batalha foi a câmera acompanhar o oponente de modo que eu perdesse completamente o foco do meu personagem, a não ser que eu utilizasse o teletransporte do Goku ou alternasse algum personagem do grupo. Todavia, esse problemas não sobrepujaram as qualidades do jogo.

Ter em mãos um jogo tão palpável de Dragon Ball nesse molde clássico de jogabilidade realmente realizou os impulsos e desejos daqueles que jogaram a franquia no Playstation 2, Nintendo Wii e claro, no PSP com o Tenkaichi Tag Team. Assim se torna claro que Sparking! Zero não se deixa barato à serviço de sua grandeza. Tudo se salta aos olhos visualmente entre as partículas, os poderes e a própria jogabilidade.

Portanto nesse grande retorno tudo chega a um novo patamar: os combos são ainda mais extraordinários, já que são unidos de uma conectividade nunca antes vista entre o alternar das porradas e dos poderes. É satisfatório, compreensível e de fácil acesso e digo para além das opções da acessibilidade que estão disponíveis dentro do jogo, que permitem uma boa variedade de modificadores, como combos automáticos.

+Leia também: Sand Land — a hora da estrela de Akira Toriyama | Análise

Dragon Ball Sparking! Zero impressões
Divulgação: Dragon Ball: Sparking! Zero/DRAGON BALL

Além disso, Sparking! Zero protagoniza uma nova dinâmica na série: a presença de cenários completamente destrutivos. Esses cenários transformam as batalhas que você esquematiza dentro dos seus ideias de lutinha, em embates ainda mais intensos e espetaculares. Este sistema também não esquece das interações dinâmicas entre os personagens, que se adaptam a qual matchup você decidiu escolher entre os heróis, vilões ou um Mr. Satan da vida.

Estas características botam em pauta a busca de apelar no coração do fã da obra que pavimentou os Arena Fighters de anime 3D. Replicar as cenas favoritas, embates clássicos e fornecer a chance dos fãs idealizararem os seus próprios. Mas, ainda assim, a cartada com maior potencial ainda não nos foi apresentada.

O modo história de Sparking! Zero promete trazer algumas reviravoltas bem interessantes nas histórias da franquia Dragon Ball a depender das circunstancias e decisão do jogador, e as batalhas customizadas prometem um espaço maior na criação de novas histórias e interações entre os personagens favoritos da saga.

Divulgação: Dragon Ball: Sparking! Zero/DRAGON BALL

O QUE ESPERAR?

Dentro do que eu conheci, é meio difícil não me empolgar em reviver algumas das minhas dream-matches eufóricas da infância, e realmente esse é sentimento que Sparking! Zero busca provocar… se demonstrando como um jogo desprovido de um balanceamento denso como um Fighting Game sério, assim como sempre foi, Dragon Ball Sparking! Zero busca reacender a fagulha de chama naqueles que um dia jogaram e destruíram seu Dualshock 2 de Playstation 2 nas batalhas e mesmo naquelas benditas tela de loading, e eu acho isso louvável.

Ainda sim, mesmo com 160 personagens confirmados e uma boa listas de Goku dentro elas, bate na mente as preocupações de microtransações e personagens presos em passes sazonais de preço salgado… isso é algo cruel de se pensar.

A partir de tudo apresentado esse jogo promete ser a renascença daquilo que um dia já foi e nunca deixou de ser, e eu realmente não consigo não me empolgar em reencontrar meus amigos e rivais num mundinho que acompanhou minha vida inteira.

Dragon Ball Sparking! Zero lança dia 11 de Outubro de 2024 para Playstation 5, Xbox Series S|X e PC. Você pode conferir seu trailer mais recente clicando aqui.

Dragon Ball Sparking! Zero impressões
Divulgação: Dragon Ball: Sparking! Zero/DRAGON BALL