Nesta última Quarta-Feira dia 18 de Dezembro, algo fantástico aconteceu para a Medicina. Nessa data foi realizada uma cirurgia para o implante da primeira bioprótese de coração em um humano.
A cirurgia ocorreu no Georges Pompidou European Hospital, localizado em Paris, na França, e utilizou um equipamento produzido pela Carmat, uma companhia de biotecnologia local.
O procedimento foi realizado sem nenhum problema, e o “coração” novo foi doado a uma paciente que estava com doença cardíaca sevara e estava em estágio terminal. O paciente ainda continua na unidade de terapia intensiva, entretanto já conversa com os médicos. O Coração funciona normalmente e está com o fluxo sanguíneo normal.
A bioprótese recebe energia por uma bateria externa, e contém sensores que monitoram os movimentos do paciente, e com isso define a quantidade de sangue necessária ou o esforço realizado pelo “Coração”.
O coração artificial tem a previsão de operar por cinco anos, pesa 900 gramas e deve ter um custo entre 140 mil e 180 mil euros (460 mil e 590 mil reais). A estimativa é de que a tecnologia possa beneficiar mais de 100 mil pacientes somente nos EUA e Europa.
Quem sabe em um futuro não tão distante esteja em funcionamento Órgãos artificias por um custo baixo?
Via Tecmundo