Hoje, o sistema de assinatura de jogos da Google, o Google Stadia, recebeu uma atualização sobre o futuro da plataforma por meio de um anúncio realizado no Blog da Google. Lá, foi detalhado que eles fecharam seus dois estúdios internos de jogos, que tinham o objetivo de criar exclusivos para o Stadia.
Segundo este mesmo anúncio, o novo foco da Google é de investir em parcerias de negócios com distribuidoras de jogos, especialmente após o sucesso de Cyberpunk 2077 na plataforma.
A Kotaku havia recebido esta informação semana passada com mais detalhes, que diziam que todos os lançamentos destes estúdios programados para 2021 foram cancelados.
Os dois estúdios que irão ser fechados serão os de Los Angeles e Montreal, mas isso não significa que a Google irá parar de investir na plataforma (muito pelo contrário). A direção nova deles envolve em investir e oferecer o serviço para distribuidoras de jogos, para se tornar a empresa dona da tecnologia de streaming delas.
A decisão de fechar os estúdios e diretamente acabar com a criação de novos exclusivos para a plataforma é baseada no sucesso maior que o Google Stadia obteve em receber portes de grandes lançamentos, pela vantagem de rodar jogos AAA em quase qualquer dispositivo, dependendo apenas de uma boa conexão à internet.
A maior história de sucesso do Stadia com portes foi a de Cyberpunk 2077, que teve boa performance de vendas e rodava muito bem na plataforma.
O corte dos dois estúdios, porém, pode representar uma continuação da filosofia da Google de descontinuar seus investimentos antes de verem eles florescerem, uma tendência da empresa que já acontece há anos, e que acaba deixando muitas boas ideias e possíveis bons futuros não verem a luz do dia.