Fala pessoal! Aqui estou eu com mais uma análise musical, com o novo nome de Knowing the Band. E a banda de hoje é Muse, uma banda muito mais conhecida que o Spoon (Matéria passada) e que tocou no Rock in Rio ano passado. Os caras são bem doidos, mas o som deles é bacana demais!
Muse – Introdução
Muse é uma banda inglesa formada por Matthew Bellamy na guitarra, Dominic Howard na bateria e Chris Wolstenhome no baixo, além de um multi instrumentista de apoio chamado Morgan Nicholls. O interessante deles é que esta formação nunca foi mudada. Uma das poucas bandas que se manteram assim durante a carreira inteira. Eles começaram na música ganhando uma batalha de bandas em 1994 com o nome de Rocket Baby Dolls.
Eles tem um misto gênero musical, desde rock alternativo a eletrônica (presente bastante no álbum The 2ND Law). Mas são geralmente colocados na categoria do rock alternativo. Ganharam alguns prêmios importantes como:
Cinco MTV Europe Music Awards
Cinco Q Awards
Nove NME Awards
Dois Brit awards
Quatro Kerrang! Awards
Um American Music Awards. Foram nomeados para três prêmios Grammy, ganhando o prêmio de Melhor Álbum de Rock por The Resistance.
Showbiz
O primeiro CD da banda no nome de Muse. O disco foi lançado no dia 4 de Outubro e chegou à posição n° 29 no UK Albums Chart. Este álbum tem algumas influências de Radiohead. Teve muitas criticas diferentes. Alguns disseram que forçaram muito a barra na música Unintended e Showbiz, outros gostaram da força que a banda lançou o nome na música com este CD.
É recomendado pra ouvir quando se está de noite e está entediado (Faço isso sempre hehehe). Uma curiosidade sobre a música Muscle Museum. Ela tem esse nome porque os membros da banda não sabiam que nome colocar. Então olharam “Muse” no dicionário e pegaram as palavras de cima e de baixo. No fim, resultou nesse nome bizarro. Os fãs que não sabem ficam até imaginando origens que tem algo a ver com a letra, mas essa é a versão verdadeira… Essa música está disponível para compra na loja do jogo Rocksmith 2014. Também está no jogo Guitar Hero 5. Matt é um personagem também.
Origin of Symmetry
Meu álbum preferido deles. Lançado em 17 de julho de 2001, recebeu críticas ótimas, não é a toa. Todo mundo já deve ter ouvido alguma música deste CD. A revista Q colocou Origin of Symmetry na 74ª posição para votação entre os 100 Melhores álbuns de todos os tempos. No fim, eles pararam no vigésimo oitavo lugar.
Neste CD, o baixo é bem mais audível e tem um merecido destaque. A guitarra faz o papel de acompanhante. Algumas músicas têm instrumentos peculiares, como em Screenager, que usaram cascos de lhamas 0_0. E em Megalomania, Matt tocou o maior órgão de igreja da Europa.
Matt fez uma confissão em uma entrevista: Quando gravaram Plug In Baby, tinham enchido a cara de cogumelos… No fim, a música é muito boa e vale a pena ouvir. Ela também aparece no jogo Rocksmith (Citado também na matéria sobre Spoon) e foi a primeira música deles que aprendi a tocar :D.
No fim, vale muito a pena ouvir esse álbum. Muitas músicas são épicas na questão de sonoridade, como Bliss e Hyper Music. Se puder comprar, compre sem hesitar.
Absolution
O terceiro álbum da banda e que tem uma das músicas mais famosas. Sim, falo de Hysteria. O disco foi liberado em 21 de setembro de 2003. O álbum fala sobre medo, falta de confiança, conquistas pessoais e alegria. É praticamente a confusão sonora hehehe. É um dos CDs mais variados deles, com estilos diferentes. Por exemplo, se você não conhecer a banda direito e ouvir um cover de Hysteria, não vai dizer que é a mesma banda que fez Endlessly, por exemplo.
Três músicas estão disponíveis para download em games. Hysteria está no Rocksmith 2014 e em Rock Band 2 e 3. Stockholm Syndrome e Time is Running Out estão no Rocksmith 2014 também.
A foto de capa contém algumas sombras. E elas são reais. O fotógrafo não quer revelar o truque usado para esse efeito. Muito bem feito por sinal.
Black Holes And Revelations
Foi lançado no começo do mês de julho de 2006. Na sua primeira semana, atingiu o número de 115.144 cópias vendidas no Reino Unido. Era o álbum mais bem sucedido até o lançamento de 2009 da banda e tem também outra música famosa da banda e épica demais. Knights of Cydonia. Essa música está no Rocksmith 2014 no setlist original do game. Também está no Guitar Hero III Legends of Rock.
Chris disse que gravar Black Holes and Revelations foi mais relaxante do que os outros álbuns, já que a banda não tinha um prazo para entregar o trabalho. Matt disse que esta foi a primeira vez que o Muse fazia um álbum sem se preocupar em como as músicas soariam ao vivo. E soaram muito bem, principalmente Knights of Cydonia.
O CD também foca em alguns temas polêmicos, como conspiração da Nova Ordem Mundial, guerra injustificada, abuso de poder, manipulação conspiratória e populismo revoltado, e outras influências conspiratórias que Matt adora.
A origem do nome do CD é explicada nessa fala de Matt: “Black Holes & Revelations – elas são as duas áreas exploradas para escrever as letras das canções neste álbum. Uma revelação sobre si mesmo, algo pessoal, algo genuíno do dia-dia que todos podem se identificar. E o buraco negro são as canções das partes mais… desconhecidas da imaginação”.
The Resistance
The Resistance foi lançado em 14 de setembro de 2009. É um dos CDs mais legais da banda, com músicas geralmente falando de uma revolução e claro, resistências. O apresentador Zane Lowe da BBC Radio 1 atualizou seu Twitter descrevendo o álbum como “maravilhosamente gravado, forte, arrasador, guerreiro, levantador, chocante e é basicamente sobre amor.”
A música Unnatural Selection está no Rocksmith original junto com Plug in Baby. É difícil, mas depois de prática se pega o jeito. Este CD tem uma sinfonia de 3 partes muito épicas, onde 40 músicos foram usados na gravação. Ouvindo, nem parece que é a mesma banda que fez Muscle Museum, do Showbiz.
Se você está se sentindo vitorioso, ouça esse álbum. Se você precisa levantar a moral, ouça esse álbum. Apenas ouça.
The 2ND Law
Com isso chegamos ao nosso último álbum, e o mais polêmico. O disco foi lançado oficialmente em 1 de outubro de 2012. Eles lançaram oficialmente um trailer para o novo álbum e anunciou seu titulo, The 2nd Law, e também confirmou a data de lançamento definitiva para 17 de setembro daquele ano.
Segundo álbum mais variado, mas não foi tão bem na crítica quanto o Absolution. Usou muitos elementos de Dubstep, como em Madness, e voltou mais pro Hard Rock como em Liquid State. Eu gostei, tenho esse CD, mas não sei se todos os fãs antigos que ainda não ouviram iriam gostar. O álbum foi divisão de críticas, mas vale a pena dar uma chance. O álbum tem duas faixas épicas, como Exogenesis Simphony. São The 2ND Law – Unsustainable e Isolated System. Eu inclusive estou escrevendo um livro inspirado na Isolated System.
Então é isso galera! Escrevi rapidamente esses dois artigos. Vamos ver se o próximo fica pronto rápido também. O próximo conjunto será o Queens of the Stone Age, minha banda favorita!
Fontes: Wikipedia e Site oficial