Na tarde desta quarta-feira, um novo rumor abalou a comunidade de FIFA. Segundo alguns profissionais da área do jogo, um banco de dados foi supostamente vazado com nomes que disputam o Campeonato Brasileiro. Vale lembrar que ainda não temos nenhuma informação oficial da Eletronic Arts à respeito do FIFA 22 ou do retorno de times brasileiros no jogo.
+LEIA TAMBÉM: FIFA 22 – QUAIS PODEM SER OS MAIORES DOWNGRADES NO FIFA 22?
Tudo começou com um tweet da conta gringa Futzone, responsável por dar notícias sobre o universo do FIFA diariamente. Nele, a conta afirmou que uma suposta database do próximo jogo da série teria sido vazada, e que incluiria nomes como Gabriel Barbosa e Yago Pikachu.
🚨BREAKING: It looks the Brazilian Football League – Serie A 🇧🇷 will be in ULTIMATE TEAM in #FIFA22 and have players fully licensed to be in the upcoming game! New players were added to database moments ago! pic.twitter.com/gjkcAe8h0a
— FGZ ⚽️🎮 (@FGZNews) July 7, 2021
Além disso, outras contas afirmaram também ter encontrado nomes de jogadores brasileiros em uma barra de pesquisa dentro de uma beta da versão de aplicativo do jogo, alimentando ainda mais os rumores à respeito da volta do futebol brasileiro ao jogo.
Aparentemente temos um novo rumor de que o Brasileirão estaria licenciado no Ultimate Team do FIFA 22. Inclusive temos imagens do nome dos jogadores aparecendo na pesquisa. https://t.co/gHBDoxgYtM pic.twitter.com/NB37De6F7F
— New Generation Network (@NGNOficial) July 7, 2021
Isso realmente pode acontecer?
As coisas ainda não passam de mera especulação, sem nenhuma fonte realmente confiável afirmando sobre. A grande maioria da comunidade “fifeira” condenou os tweets alegando serem meros rumores sem base. Até mesmo certos influenciadores do jogo se mostraram pouco animados com a possível volta do campeonato.
Eu sei que vai ter um monte de gente cravando que tem Brasileirão no FIFA 22 porque "Tá no banco de dados".
Mas esse tweet é pra te lembrar que isso já aconteceu em TODOS anos anteriores e que o banco de dados que você está vendo não é do FIFA 22 e sim FIFA 21.
Valeu falow pic.twitter.com/gqFpIX9rGp
— 🎮 Rodrigol 🎮 (@rodrigol_fc) July 7, 2021
Além da falta de confirmação da veracidade das informações, muitos elementos envolvidos impedem a volta dos times brasileiros no FIFA 22. Tudo isso ocorre devido à problemas envolvendo a legislação e licenças de imagem de jogadores.
Graças a Lei Pelé, os direitos de imagem dos jogadores que atuam no Brasil são protegidos e, para poder ter um jogador real dentro dos games, é preciso negociar a cessão dos direitos de imagem com cada atleta.
Na última vez que o campeonato esteve disponível oficialmente dentro do jogo, a Eletronic Arts teve que lidar com dezenas de casos de processos de jogadores alegando uso ilegal de suas imagens. Isso acabou afetando o relacionamento da empresa com o Brasil.
Por que isso só acontece no Brasil?
Infelizmente a Liga Brasileira não é única que sofre com problemas judiciais dentro do jogo: todos os campeonatos Sul-Americanos sofrem com isso.
Uma alternativa seria realizar uma entidade parecida com o que há na Europa. Na Inglaterra, por exemplo, ao entrar em acordo com a English Football League, a desenvolvedora consegue automaticamente o direito de todos os jogadores e todos os times disponíveis no campeonato, não necessitando de negociar individualmente com cada atleta, o que abre espaço para possíveis conflitos legais.
Muito provavelmente teremos novidades sobre o FIFA 22 no próximo dia 22, quando a EA irá realizar um evento para mostrar trailer e detalhes de seus próximos lançamentos.