Com a iminente chegada do FIFA 22, fãs do mundo todo já se perguntam qual será o overall dos jogadores nesse FIFA. Tendo em vista isso, nós do Recanto analisamos a última temporada europeia e os outros torneios de futebol para listar os possíveis maiores downgrades que acontecerão na mudança para o FIFA 22.

O que é o downgrade de overall?

Paulinho no FIFA 21

Carta do Paulinho no FIFA 21

Para entender o que é downgrade, primeiro precisamos entender o conceito do overall no FIFA.

Overall é a pontuação que define o grau de habilidade de certo jogador. Geralmente vai de 45 (jogadores muito ruins) até 99 (o Pelé é o único que tem essa pontuação). Esse número é o resultado de diversos outros números designados para cada habilidade individual (velocidade, cabeceio, finta, explosão e etc.), que quando somadas são divididas, assim obtemos o “over” completo do jogador.

Downgrade ocorre quando um jogador vive um momento ruim na carreira e, decorrente disso, sua pontuação no FIFA diminui. Muita das vezes isso pode ocorrer de maneira drástica, como aconteceu com o goleiro Buffon no ano passado. No FIFA 20 sua pontuação era de 88, já no atual é de “apenas” 83.

+LEIA TAMBÉM: FIFA 22: QUAIS SÃO AS NOVIDADES QUE PODEM APARECER NO JOGO?

Possíveis downgrades no FIFA 22

Observando a temporada passada e a atual, o que não falta é jogadores que acabaram decepcionando. Mas vale lembrar que esta lista é pura especulação, já que a Eletronic Arts não divulgou nenhuma notícia a respeito do próximo FIFA.

Buffon – Parma

Fifa 22

Começando a lista com o já citado Buffon: um dos maiores goleiros da história, está no auge dos seus 43 anos e infelizmente sua aposentadoria está mais perto do que nunca. Tendo em vista isso, o italiano decidiu voltar para o clube que o revelou, Parma.

Atualmente o time joga a segunda divisão do campeonato italiano, então muito possivelmente é que não veremos o Buffon com seus atuais 83 de over. O esperado é que ele continue com uma carta ouro (75 ou mais de pontuação), porém não deve passar de 77 pontos.

Arthur – Juventus

Fifa 22

O jovem e ainda promissor meio campista brasileiro vem decepcionando bastante nos campos da Europa. Quando sua transferência para o Barcelona foi concretizada há alguns anos, muitos disseram que ele ia se tornar um pilar impostantíssimo no time catalão.

Mas isso não aconteceu, ele foi transferido para a Juventus e lá também vem sendo extremamente irregular. O futebol do Arthur ainda é uma incógnita: enquanto no Grêmio era um dos melhores do Brasil, lá fora se tornou apenas uma peça para compor elenco.

No FIFA 21 seu over é de 84 pontos, o que com certeza não vai se manter para a próxima edição. Devido a vários quesitos da sua carreira, sua nova pontuação não deve passar de 81 pontos.

Coutinho – Barcelona

crédito: getty images

Ninguém sabe dizer ao certo o que aconteceu com o futebol de Philipe Coutinho. Há alguns anos era considerado um dos melhores amadores do futebol mundial, mas atualmente é até dificil achar um time que o queira no elenco. Depois da saída do Liverpool, o meia brasileiro vagou pelo Barcelona e pelo Bayern, onde até demonstrou um pouco de melhora no futebol, mas recorrentes lesões apagaram tudo que fizera.

Coutinho vem sendo especulado na atual campeã italiana Inter de Milão, time no qual já defendeu suas cores. Não se sabe se uma volta ao futebol italiano pode ajudar na sua carreira, mas o que sabemos é que com certeza Coutinho não terá mais os mesmos 83 de over. Sua nova pontuação deve girar em torno de 78 ou 79.

Isco – Real Madrid


Crédito: Getty Images

Esse dispensa comentários, simplesmente a cada temporada que passa mostra que seu futebol só vem caindo de rendimento. No FIFA atual sua pontuação é de incríveis 83, mas podemos esperar que no próximo gire em torno de 78.

Götze – PSV


Crédito: Getty Images

Muitos esperavam que o meio campista alemão pudesse retomar seu futebol jogando em um novo país. Porém, sua ida ao PSV serviu para mostrar que sim, seu futebol acabou na Copa de 2014 quando fez o gol responsável pelo título alemão.

No auge dos seus 28 anos, Götze não é mais uma promessa e dificilmente retomará seu bom futebol. O esperado é que sua pontuação caía drasticamente. Seu novo over deve ser algo perto de 76.

Higuaín –  Inter Miami

Era óbvio que sua ida ao futebol americano iria fazer seu nome desaparecer na mídia do futebol. Mas o que surpreendeu à muitos foi sua atual forma física, que claramente demonstra estar uns bons quilos acima do peso ideal para se praticar futebol.

Está claro que Higuaín atualmente joga futebol apenas por pura diversão. Seu over atual é 81, mas podemos esperar que no próximo FIFA sua carta deixe até mesmo de ser ouro e se torne uma prata (74 ou menos).

Menções honrosas

Obviamente, se formos listar todos os jogadores que merecem downgrades no FIFA 22, a lista iria ser gigantesca. Mesmo assim, ainda temos outros nomes que devem ser listados como possíveis candidatos ao tão temido downgrade:

  • Cristiano Ronaldo – Juventus
  • Pjanic – Barcelona
  • Bale – Tottenham
  • Lucas – Tottenham
  • Alaba – Real Madrid
  • Hazard – Real Madrid
  • Müller – Bayern
  • Icardi – PSG
  • Oscar – Shanghai SIPG
  • Matuidi – Inter Miami
  • Iniesta – Vissel Kobe