FIFA 22: Quais são as novidades que podem aparecer no jogo?

Electronic Arts - FIFA

Com o fim da temporada do FIFA 21 chegando, os fãs da mais famosa franquia de futebol começam a sonhar com mudanças que querem ver no próximo jogo. Devido à isso, listamos abaixo todas as novidades que podem aparecer no próximo FIFA 22.

Vale lembrar que todas as novidades e mudanças que iremos apresentar nesta lista são puras especulações. A Eletronic Arts ainda não revelou nada sobre o FIFA 22!

+LEIA TAMBÉM: E3 2021: DETALHES DO PORTAL E APLICATIVO SÃO DIVULGADOS

Mudanças no modo Carreira

O modo Carreira é um velho conhecido dos fãs de jogos esportes, nele jogamos com um treinador ou criamos o nosso próprio jogador e vamos melhorando o nosso time ou buscando melhores oportunidades em outros times, de diferentes ligas. O modo é um dos mais criticados no FIFA, já que muitas melhorias que são pedidas pelos jogadores não foram implementadas há tempos.

Personalização de Estádio

Estádio do Granada C.F dentro do FIFA 21
Estádio do Granada C.F dentro do FIFA 21

Algo que muitos dos jogadores pedem há tempos no modo é uma ampla personalização no estádio do seu clube. É difícil de encontrar um time na vida real que, após ganhar vários títulos, não pense em renovar e ampliar seu estádio. Uma novidade simples, mas que iria agradar muitos fãs!

Mudança de Uniforme

FIFA 22
Créditos / @RisingFUT

Assim como o estádio, clubes do mundo todo renovam seus uniformes a cada nova temporada… infelizmente, isso ainda não acontece no FIFA, deixando os jogos com essa sensação de “mesmice”.

Mudanças simples como alteração da gola, padrões de cores e até mesmo alguns patrocinadores fictícios fariam a imersão ficar ainda maior.

Melhor gestão de jogadores da base

Um dos pontos primordiais no modo são as categorias de base. É nelas que encontramos diversas promessas que podem render dinheiro ou até mesmo servirem como uma peça fundamental no elenco da equipe.

Muitos jogadores pedem a inclusão de treinos para jogadores da base, times sub 21 ou até sub 18, além do histórico de gols e assistência do jogador nos times inferiores, dentre outras diversas mudanças.

Mercado de transferência mais inteligente

Tenho certeza que você já viu transferências como “Neymar no Southampton”, “Cristiano Ronaldo no Barcelona” ou até mesmo “Buffon na Roma” (sim, já presenciei todas elas ao longo das minhas jogatinas). O que se espera de um mercado mais inteligente são transferências mais reais, com valores mais reais. Além disso, acrescentar estatísticas individuais do jogador no seu antigo time não seria pedir muito.

Rede Social

FIFA22
Créditos / FIFACMNews

Uma ferramenta bastante elogiada dentro do modo A Jornada era a interação com a mídia e com os fãs de Alex Hunter por meio de seu Twitter dentro do jogo. Infelizmente, essa ferramenta pertenceu apenas à esse modo e se foi junto dele. Seria interessante vê-la novamente no modo Carreira.

Com ela, poderíamos ter uma noção maior de como está a expectativa do fãs, as críticas da mídia e até pedidos para a escalação de certos jogadores, sem contar que foi uma mecânica elogiada pela crítica e público.

Troca de técnicos

Já presenciei alguns casos absurdos como o Liverpool sendo rebaixado da Premier League, e ao enfrentá-lo pela FA CUP, equivalente a Copa do Brasil , lá estava Jurgen Klopp (atual técnico do time) comandando a equipe após um histórico rebaixamento, um tanto quanto irreal.

Esta novidade também impactaria na forma de cada time jogar já que cada técnico têm sua tática e forma de jogar preferida. Com certeza essa novidade deixaria o modo bem mais realista.

Modo carreira de jogador

FIFA22

Imagino que esse seja um dos modos menos jogados dentro do FIFA, e não é pelo motivo de que o pessoal não gosta! Muito pelo contrário, tenho certeza que você também já arriscou recriar seu próprio personagem dentro do modo.

O principal motivo pela falta de jogadores é, acredito eu, a falta de novidades dentro dele, sendo que o modo continua mais do mesmo há muito tempo, ganhando uma ou outra mudança irrelevante de vez em quando. Novidades como entrevistas pós-jogo, entrar no meio da partida, redes sociais e até maiores personalizações cairiam muito bem como uma renovação do modo.

Mudanças no Pro Clubs

Um dos modos mais injustiçados do FIFA. Nele, controlamos apenas um jogador do time, enquanto os outros são controlados cada um por um outro jogador. É o modo que mais se assemelha à vida real, mas infelizmente, há anos não vemos mudança e isso faz com que o público abandone cada vez mais o Pro Clubs.

Transferências dentro do modo

No modo, as transferências de jogadores entre equipes são feitas a partir de convites, não há uma negociação ou algo mais “realista” entre os clubes, o que o torna bem casual e menos “compromissado”. Novidades como conversas entre clubes, pagamento em dinheiro por um jogador e salário proposto (mesmo que não vá interferir em nada dentro do jogo) poderiam deixar tudo mais profissional e divertido.

Criação de campeonatos

Tenho certeza que você alguma vez já pensou em entrar em algum campeonato de Pro Clubs com seu time, infelizmente isso ainda não tem como de maneira oficial. Uma ferramenta que seria interessante de ter dentro do modo seria a criação de campeonato, onde você poderia convidar times e criar regras, tornando o modo mais competitivo e desafiador.

Personalização de NPCs

Créditos/ Androliva

Jaramillo, Esteves e Carvalheira são exemplos de nomes que vemos nos famosos e odiados NPCs dentro do Pro Clubs. Infelizmente nada podemos fazer quanto a eles, já que são feitos de modo aleatório dependendo do número de jogadores online no seu time.

Uma solução para deixar tudo com mais sentido seria disponibilizar customização de NPCs, dando oportunidade para você trocar o nome, cabelo, e até mesmo uma árvore de habilidade própria para cada NPC.

Maior customização de itens do clube

Divulgação/ EA Sports

Imagine poder customizar regras e itens do seu clube no Pro Clubs, isso é uma realidade bem possível já que novidades bem parecidas como essa são vistas todos os anos no Ultimate Team.

Com essa novidade, poderíamos escolher banners para a torcida, teríamos mais opções de escudos e maior customização dos uniformes.

Jogadores reais ao invés de NPCs

FIFA 22
Divulgação/EA Sports

Uma outra solução que a comunidade sonha e que vai ajudar quando se trata de NPCs seria a substituição deles por jogadores normais, como se o Ultimate Team entrasse dentro do Pro Clubs, tudo com direito ao mercado de transferência, funções dentro de campo e até packs que você poderia ganhar ao passar de divisão ou vencer um torneio.

Mudanças no Ultimate Team

Mesmo sendo o modo mais jogado do FIFA há algum tempo, ainda há mudanças essenciais que precisam ser feitas para que a experiência fique cada vez mais divertida e menos irritante. Além do ponto que a EA vem batendo desde o FIFA 20 no qual ela quer transformar o FUT num modo para todos, inclusive jogadores casuais que não tem tempo para jogarem 30 partidas no fim de semana por exemplo.

Redução de partidas na Weekend League

Com o modo ficando cada vez mais casual e aberto para todos os tipos de jogadores, há grandes chances do número de partidas da WL ser reduzido bastante, podendo até ficar em apenas 15 jogos por fim de semana.

Outros campeonatos no Ultimate Team

No FUT atual temos o Squad Battles, Weekend League, Division e Draft. Seria interessante adicionar algum campeonato no formato de copas com premiações especiais e com uma dificuldade um pouco maior.

Isso até facilitaria na possível restauração do FUT, fazendo que tudo fique mais dinâmico e aberto para todo o público.

Classificação facilitada para a Weekend League

Como já disse, o principal plano da EA dentro do modo é deixá-lo bem dinâmico para que todos possam jogar, e isso inclui a forma de classificação para a WL, que pode até mesmo ter uma mudança no número de vitórias necessárias para a classificação.

Novidades dentro do jogo

Além das mudanças que queremos dentro de cada modo, há algumas novidades que os fãs da franquia sonham em ver dentro do jogo.

Brasileirão oficializado

Divulgação / FifaMania News

O sonho mais antigo e pedido pelos brasileiros é a volta do Brasileirão licenciado dentro do jogo. Infelizmente essa tecla é batida todos os anos e sempre acaba em decepção, já que a própria EA alegou ser muito complicado as negociações com clubes e jogadores brasileiros.

A última vez em que o jogo teve um Brasileirão quase 100% oficial (faltou estádios e alguns elementos) foi na edição de 2014, e isso rende processos contratuais de jogadores até hoje.

Mundial de clubes

FIFA 22
Divulgação/ Brazuka Fifa Patch

Já que não podemos ter o Brasileirão tão cedo no FIFA, um outro torneio que nós amamos e sentimos muita falta é o Mundial de Clubes. Afinal de contas, ao ganhar a UCL no modo carreira, você simplesmente é coroado como o melhor time do mundo, já que não temos o Mundial para deixar tudo mais “real’.

Clima dinâmico

Partida realizada na neve pela Bundesliga. Créditos/ Lance

Uma das poucas novidades nesta lista que já foi confirmada pela EA Sports e que pode aparecer no próximo FIFA é o clima dinâmico. Essa ferramenta permitiria jogos com mudanças climáticas ao longo dos 90 minutos. Isso já existe em outra famosa franquia da EA, Battlefield, o que pode facilitar mais ainda a chegada da novidade nos jogos de futebol.

+LEIA TAMBÉM: BATTLEFIELD 6 RECEBE MAIS DETALHES OFICIAIS E VAI SER INSPIRADO EM BATTLEFIELD 3

Criação de time

Imagina você criar seu próprio time, criar os jogadores e iniciar sua carreira desde os campeonatos de várzea até uma primeira divisão, isso pode sim ser possível por meio desta ferramenta que tornaria o modo carreira muito desafiador e bem mais divertido.

Volta do “A Jornada”

FIFA 22
Divulgação/ EA Sports

Um dos modos mais diferentes já explorados pela EA Sports dentro do FIFA foi A Jornada, onde controlamos toda a carreira do jogador Alex Hunter ao longo de três FIFAS. A história do jogador chegou ao fim no FIFA 19, e de lá pra cá numa mais tivemos algo parecido dentro da franquia. Seria interessante rever o modo com novos gráficos e com uma nova história mais envolvente e ainda maior.

Modo árbitro

FIFA 22

Tenho certeza que você já pensou em algum momento em um modo em que você ditaria as regras do jogo sendo o árbitro, com certeza seria uma experiência bem diferente e divertida. Muito provavelmente é um modo que vai ficar apenas nos nossos sonhos, já que pode acabar sendo repetitivo e ser abandonado depois de alguns meses.

Melhoras na torcida

Divulgação/EA SPORTS

Outro ponto que vem sendo melhorado ao longo dos anos mas está longe de ser o ideal. Ainda temos muitos erros e momentos esquisitos (como torcedores repetidos) que acabam estragando um pouco a experiência.

Clubes femininos

FIFA 22
Criador: Clive Brunskill / Crédito: Getty Images

Atualmente só temos as seleções femininas e algumas delas nem são licenciadas, uma adição interessante seria os clubes femininos, podendo adicionar até mesmo um modo carreira (mais limitado) apenas com jogadoras.

FIFA 22 está previsto para o fim do terceiro trimestre de 2021.