Pentiment — entre o retrato e a expressão | Análise

Pentiment Análise

Simplificar Pentiment a um projeto pessoal não faria jus à sua proposta, porém dizer que ele é “apenas” um retrato histórico do Século XVI também seria diminuí-lo a um simples reflexo de uma época passada; portanto, é a união desses dois fatores que o define como um dos meus jogos favoritos de 2022. Pentiment é uma obra pessoal que respeita e se dedica ao seu mundo, sem o medo de ser um sucesso de público e crítica, retratando com dedicação e respeito um pedaço da história do nosso mundo.

Pentiment é um jogo desenvolvido pela Obsidian Entertainment e publicado pelo Xbox Games Studios, lançado em 15 de Novembro de 2022 para PC, Xbox Series X/S, Xbox One e Xbox Cloud Gaming.

Ele é dirigido por Josh Sawyer (conhecido popularmente pela direção de Fallout: New Vegas e mais recentemente pela franquia Pillars of Eternity) e que, de acordo com o mesmo, “nunca iria propor um jogo como Pentiment se não fosse pelo Game Pass”.

Essa colocação pode soar como bajulação à marca Xbox, mas ela se ressignifica se considerarmos a longa jornada da Obsidian e seus atritos na tentativa de lançar um jogo de sucesso. Portanto, a possibilidade de fazer um jogo de razoável orçamento com uma equipe de 13 pessoas, com suas visões criativas respeitadas e sem a convivência com a enorme preocupação de ser um sucesso de vendas, é um benefício para poucos.

A primeiro momento o jogo te apresenta uma série de elementos e mecânicas que vão ser muito bem compreendidos e explorados nas cerca de 15 horas, como por exemplo as vozes de figuras como o Filósofo Sócrates, a Musa Beatriz de Dante, o Governante Mítico Preste João e até mesmo o Santo dos Vulgares e Grosseiros São Grobian, todos na cabeça do protagonista Andreas Muller.

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Andreas é um artista que veio de Nuremberg para a pequena cidade de Tassing (localizada na Alta Baviera do Sacro Império Romano-Germânico e que posteriormente se tornaria parte da Alemanha) e trabalha em uma abadia, que há séculos atrás já foi uma fortaleza romana. Ele carrega a intenção de criar sua obra-prima para assim voltar vitorioso para sua prometida esposa, a qual ele nem sequer conhece, e enfim se tornar artisticamente renomado. Entretanto, em um determinado ponto da história, ocorre um assassinato na abadia e Andreas se vê obrigado a investigar e encontrar o verdadeiro assassino, já que a vida de um amigo querido corre perigo, e isso é apenas uma pequena e breve apresentação das primeiras horas de Pentiment.

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Não se assuste, no devido tempo tudo vai se esclarecer pra você — desfrute de sua vida, conheça as pessoas que habitam esse vilarejo, os fazendeiros, donas de casa, freiras, pastores, escribas, padeiros. Tassing pode até ser um lugar pequeno, mas é denso e extremamente vivo, e não seria errado dizer a clássica frase de que o mundo não vive em função de você, mas isso é evidente desde o começo.

Defina as vivências e o traços que compõem a personalidade de Andreas; no meu caso Andreas estudou na Itália e lá acabou por aprender a arte da malandragem e até mesmo criou um afeto pela brigas de rua; na sua terra estudou Teologia, interessado nas propostas reformistas de Martinho Lutero; e, além disso tudo, ainda tem uma excelente retórica e até um interesse secreto em estudos ocultistas… mas esse é apenas o MEU Andreas, e o seu vai ter uma gama variada de interesses que abrem as mais diversas oportunidades de interações e descobertas dos segredos da cidade de Tassing. Mas novamente preciso ressaltar: não se preocupe, nada em Pentiment é feito para te travar ou impedir sua progressão, essas são apenas opções que te dão a oportunidade de se expressar de uma maneira mais pessoal ao personagem que você controla.

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A maneira com que se interage com o mundo é bem simples, na maior parte do tempo andando por cenários bidimensionais, conversando com a população e fazendo pequenos quebra-cabeças, remetendo bastante a dinâmicas de um Adventure Point-and-Click (com foco maior em diálogos), e sim, você vai conversar muito nesse jogo. Isso sequer é um ponto fraco, todo diálogo tem a sua importância em razão de agregar ao vasto mundo de Pentiment.

Entretanto, em momentos chaves da história, você tem um tempo limite para resolver um determinado acontecimento, e é aqui que você tem a necessidade de gerenciar bem seu tempo e conversar com as pessoas que você acha que tem algum tipo de envolvimento com ele. O jogo ainda tem a consciência de que você vai eventualmente se desesperar com isso para tentar “achar a resposta certa”, e vai tirar o máximo de proveito dessas suas ansiedades e preocupações. Assim como a vida, nem tudo acontece da maneira que você quer, e é aqui onde você deve definir a sua rota e estabelecer as verdadeiras prioridades (mas não tenha medo da punição, toda decisão é devidamente correspondida, mesmo a mais tola).


Quando se une todos os elementos de game design de Pentiment, é difícil defini-lo com clareza.

Exploração, diálogos, quebra-cabeças, investigação, gerenciamento de tempo e pequenos elementos de point and click se unem para criar algo especial e diferente, principalmente no seu ponto alto que é a história em si, afundada em mistérios que só aumentam com o passar do jogo e de certa forma sempre te enganam com sua falta de clareza aos fatos.

Existe um certo ressentimento do público geral com foco no texto, que desde a recente popularização de Disco Elysium (2019) vem ganhando cada vez mais espaço na indústria.

Pentiment foi lançando entre jogos extremamente aguardados como God of War Ragnarok e Pokemon Scarlet & Violet e, sem tempo de entrar em grandes premiações de vídeo games, foi lançado em uma circunstância prejudicial, mas seus desenvolvedores já tinham consciência disso e acredito que na verdade o timing pouco importa para sua proposta. Ele foi feito para agradar àqueles que têm interesse na proposta do mesmo, e quem criou interesse à obra pode conhecê-la através do Xbox Game Pass, onde foi disponibilizado logo no dia de seu lançamento. Além disso, o jogo tem uma excelente tradução em Português-Brasileiro.

Acima de tudo, Pentiment se respeita e respeita ao seu jogador. Finalizá-lo e ver dezenas e dezenas de citações bibliográficas é um mérito que poucos vídeo games tentam realizar, mesmo aqueles que se propõem a ser uma representação de determinados períodos históricos; ainda assim, Pentiment é fantástico, acessível e pessoal, retratando uma mensagem que ressoa através dos milênios até os dias atuais. Ele é um jogo especial, e uma possibilidade de um futuro mais otimista para a indústria de vídeo games.

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