Sonic 3D Blast  — não se julga um livro pela capa

“Por quê?” Você deve estar se perguntando, ou talvez não. Sonic 3D Blast. Esse é um jogo talvez tão inusitado quanto Knuckles Chaotix, e garanto que minhas análises de Sonic vão continuar assim. Então, eu joguei 3D Blast, três vezes. Uma no Mega Drive, outra no Saturn, e uma terceira em um mod que melhora os controles, adiciona saves, um world map e etc. Esse jogo é muito melhor do que parece.

Sonic 3D Blast

3D Blast é um dos jogos do Sonic com visão top-down, ou seja, de cima para baixo. Embora os gráficos sejam em pixel art, ele consegue passar uma percepção de profundidade e usa essa perspectiva “3D” de maneiras inteligentes, criando uma aventura única que só funcionaria em três dimensões. 3D Blast foi feito pela Traveller’s Tales, a mesma que também fez Sonic R futuramente, que é um dos meus Sonics favoritos.

As diferenças entre as duas versões oficiais são fáceis de notar, mas eu vou falar elas ainda assim. A versão de Saturn tem uma melhora gráfica intensa em comparação com a versão do Mega, com muito mais detalhe e menos pixels (na verdade ele usa mais pixels ainda pra ser menos pixelado). A música também é diferente, mas não exatamente melhor ou pior, porque as duas trilhas são completamente distintas. Essas são as únicas diferenças realmente notáveis. Embora eu tenha me sentido muito mais confortável controlando o Sonic no Saturn, não consigo dizer se os controles realmente mudaram.

Sonic 3D Blast

Bem, acho que já podemos falar sobre o jogo de verdade, chega dessas enrolações. Sonic 3D Blast é impressionantemente muito bom, de verdade. Nele, para avançar nas fases, Sonic vai ter que encontrar cinco Flickies, que são passarinhos que podem viajar por aí usando anéis especiais. Normalmente uma fase tem 15 Flickies e eles estão dentro de inimigos. Isso claramente indica um jogo de exploração, certo? Sim e não.

De fato existe exploração nesse jogo, e as fases serem completamente abertas deixa a exploração muito mais fácil, mas esse não é o foco. Os inimigos que você precisa derrotar estão muito provavelmente no caminho principal que você deve seguir, embora de vez em quando tenha mais de um caminho a tomar, e é aí que tem como explorar de certa forma. Na verdade, quando você joga 3D Blast pela primeira vez, ele aparenta ser algo que não é.

Sonic 3D Blast

Primeiramente, os controles dele são sensíveis e um pouco difíceis de usar. Embora você possa facilmente se acostumar com eles, isso já traz um pequeno desconforto no início do jogo que vai durar um tempinho até você pegar melhor a movimentação do Sonic. Depois, você se depara com o dilema de ter que procurar coisas nas fases, algo que você não faz em outro Sonic (como objetivo principal ao menos), e isso faz você achar que 3D Blast é um jogo diferente dos outros.

Bem, diferente, ele com certeza é. Mas, na verdade, as fases são feitas para serem jogadas como qualquer outro Sonic. Você corre rápido de maneiras legais por tudo sem se importar com as coisas. Às vezes troca seu curso pra pegar um escudo ou rings, mas tudo que você precisa fazer é seguir em frente enquanto destrói inimigos no caminho. É um jogo muito mais simples e fácil de se aproximar do que parece.

Na primeira vez que joguei ele me senti tensa até o final. Eu tinha medo de tudo, cada passo que dava me fazia achar que alguma coisa ia me acertar. Isso me fez gostar menos de 3D Blast porque era desconfortável de jogar, mas na penúltima zona eu percebi que ele nunca disse que eu precisava jogar assim.

Na verdade, para completar o jogo com o final bom, assim como outros Sonics, você precisa pegar as esmeraldas. Para pegar as esmeraldas você precisa primeiro de 50 rings, e então encontrar Tails ou Knuckles pelas fases para jogar a Fase Bônus (que por sinal é bem legal). Por isso, na minha primeira vez, e também na de um amigo, muito dessa tensão vinha da possibilidade de perder todas os rings a qualquer momento porque é muito fácil levar um hit nesse Sonic.

Medalha

O erro foi jogar na minha primeira vez e já querer pegar as esmeraldas, que mesmo na minha terceira run foi um saco de fazer. O jogo nunca pede pra você fazer isso. O segundo erro é tentar pegar os emblemas espalhados pelas fases, que se você achar todos, vão te dar uma vida. Pra pegar os emblemas você precisa dos Flickies, muito provavelmente de cinco deles. Esses emblemas estão localizados em molas, mas em locais altos demais, lugares que só cinco Flickies juntos podem alcançar.

O problema de fazer isso é que todo hit que você levar vai fazer com que os seus Flickies se dispersem e que você precise recolher eles rapidamente. Isso se prova um problema gravíssimo quando você, por exemplo, cai na lava, e eles se espalham por ela. É muito chato ter que recuperá-los sempre que tomar um hit, mas tem uma maneira de simplesmente largar eles em um lugar.

Você usa os Flickies para passar por anéis gigantes e prosseguir nas fases, mas você pode simplesmente deixar os mesmos nesses anéis até antes de achar todos os cinco necessários. O único motivo pra não fazer isso é pegar esses emblemas, algo que não só é muito difícil, mas você realmente não precisa fazer pois vidas nesse jogo são abundantes, já que é muito difícil morrer nele.

Dessa forma, levanta-se a questão, como você deveria jogar esse jogo? Simples, da maneira mais fácil do mundo. Relaxa, solta o corpinho, toma um cházinho, e só se diverte. Sem se esforçar pra pegar rings, todo hit que você tomar vai ser só um errinho bobo, e você só precisa de um ou dois rings o tempo todo. Se você achar o anel gigante, deixa seus Flickies lá e segue a vida despreocupada mulher. Não precisa jogar lentamente pra achar todas as coisas nem explorar as fases por inteiro, só corra e siga em frente pois não é um jogo muito difícil de se encontrar. Você só precisa seguir o caminho e destruir os inimigos que ver, só isso.

Assim você pode facilmente se divertir com a velocidade incrível do Sonic, com o platforming que pode ser bem divertido se você deixar ele apenas fluir, e com as gimmicks legais que o jogo apresenta. Com exceção da última zona, dá pra se divertir bastante durante o jogo todo, se você só relaxar e jogar sem preocupações.

A exploração de 3D Blast serve para você encontrar itens que vão te ajudar, como os escudos ou vidas extras. Ela é muito bem implementada, e embora a primeira zona seja meio confusa, fica muito fácil se localizar nas fases mais pra frente. Embora o jogo seja sobre coletar coisas, não é um collectathon, e não é um jogo focado em exploração. Assim como qualquer outro Sonic, você explora se quiser, e se o fizer, vai ser recompensado. Senão, ainda vai se divertir, jogando o jogo da sua própria maneira.

A gameplay de plataforma é muito melhor do que parece, porque ele reconhece que os controles não são os melhores para platforming preciso, e por isso, raramente coloca qualquer coisa que precise de precisão. E, nos momentos que precisar de precisão, o jogo sempre te dá um modo de poder passar rapidamente pelas seções de maneiras criativas. É um jogo que incentiva o Sonic a usar a velocidade a seu favor, e mesmo quando você não puder e precisar passar por platforming difícil, nunca vai ser um problema grande e errar não vai te fazer perder tudo. A única fase com platforming um pouquinho mais malvado é Volcano Valley, que ainda é bem fácil e só pede calma em dois ou três lugares.

Sonic 3D Blast
Essa seção pode te levar para três lugares, mas pegar
velocidade e pular daqui consegue alcançar todos eles,
evitando a parte de plataforma chata

O combate é muito simples, porque o jogo quer que você vença os inimigos enquanto corre. Por isso, a maioria deles só precisa ser atacado, alguns de lugares específicos, outros não. Por isso não existe bem um combate, mas é importante mencionar porque derrotar inimigos é uma parte importante de 3D Blast. Ainda assim, alguns deles são um pouco mais punks, ferradinhos e vão te encher o saco. Porém, morrem em um hit acertando em qualquer lugar.

O jogo não tem muita coisa que possa ser chamada de puzzle, mas de vez em quando, algumas seções pedem um pouquinho de pensamento. São coisas básicas que você costuma ver em Sonic normalmente. Alguns desses “puzzles” são legais e interessantes, outros nem tanto.

O melhor de todos
os chefes

As lutas de chefes são ou muito boas ou muito ruins. A maioria delas é bem fácil mas sofrem de um problema chamado 3D. Acontece que elas não foram bem pensadas para a perspectiva do jogo, e podem ser bem chatinhas de começo. Apesar disso, algumas lutas fazem uso perfeito do 3D e funcionam muito bem, como o chefe de Diamond Dust, ou de Gene Gadget.

E, pra terminar, vamos falar sobre a versão “Director’s Cut”. Assim como o hack de Angel Island Revisited para Sonic 3, essa aqui é a melhor forma de jogar 3D Blast. Os controles melhores já fazem uma diferença gritante, mas o hack também conta com uma seleção de fases. Isso permite que você rejogue elas para pegar todos os emblemas ou as esmeraldas, assim não precisando jogar focando nessas coisas de forma nenhuma, já que você pode sempre voltar depois pra fazer o que ficou pendente. O Director’s Cut também faz balanceamento de algumas coisas. Por exemplo, quando você leva um hit, só um dos Flickies se separa do Sonic, o que vai aliviar muita dor de cabeça.

Sonic 3D Blast
World Map do Director’s Cut

Existem também algumas melhorias gráficas e sonoras menores, mas em geral, é uma versão definitiva muito boa e toda vez que eu for rejogar esse jogo, vai ser por ela. Eu aconselho tentarem alguma das versões originais, mas se não gostarem muito dos controles mesmo, a versão Director’s Cut mantém o level design original e sua experiência com o jogo vai ser válida jogando nela de qualquer forma. Acredito que os problemas das versões originais não deixam o jogo pior, e os controles são apenas questão de prática, mas você não vai ser julgado por optar por uma versão mais ajustada e polida.

Enfim, esse foi o texto curto de 3D Blast. Voltarei com mais Sonics estranhos em breve, e às vezes não tão estranhos também. Tenham uma boa semana, e obrigada por terem lido. Tchau, tchau!