Por algum motivo novembro é recheado de Sonic. Frontiers lançou, Rush e Unleashed fizeram aniversário, e por algum diabo de motivo eu dei sorte de streamar Sonic Colors DS no exato dia do seu aniversário também. Sim, eu sei, parece mentira porque o mesmo aconteceu com Rush; mas juro que aconteceu. Joguei Sonic Rush no seu aniversário, e fiquei no Rush Adventure até o dia do aniversário do Colors, que foi quando terminei o Adventure e fui pra ele, que é o Rush 3. Eu planejo esses textos há muito, muito tempo, mas só agora que eu fui jogar esses e acabou por coincidentemente ser no aniversário deles e de mais um monte de coisa na franquia. Ano que vem, já vamos adicionar Frontiers nos aniversários e sei lá mais o que de Sonic que faça aniversário em novembro.
Então, de modo similar a Sonic Unleashed, em seu lançamento Colors foi portado para mais de um console. Claro, muitos jogos fazem isso, mas é que o segundo console não recebeu o mesmo jogo do Wii. Colors e Colors DS são dois jogos completamente diferentes que compartilham algumas poucas coisas que ainda fazem dele ser “Colors”. A versão de DS foi dada à Dimps, que já havia feito dois Sonic Rush nesse console e também criaram o estilo de gameplay que Colors carrega. Dimps é perfeita para realizar esse tipo de “port” (que é mais um demake ou reimaginação) porque eles costumam ser bem inventivos em como trazer conceitos de um console superior a um inferior. Você pode dizer o que quiser de Sonic Unleashed SD, mas teve bastante esforço e um bom número de ótimas ideias nessa versão, mesmo que o produto final não chegue perto da versão HD do PS3. No entanto, Sonic Colors DS é diferente, porque quase todo mundo que joga ele concorda que é excelente.
Eu joguei Colors no Wii, embora nunca tenha terminado. Por isso, não posso oferecer comparações em todos os âmbitos, como de level design. Não tenho como dizer se as gimmicks criativas de Colors DS são só de Colors DS (embora pareçam), então não vou me prender a isso. Mas posso facilmente dizer que essa versão é um ótimo complemento para o Wii, mas nenhuma das duas versões se substituem. Em um mundo perfeito, eu diria que a versão de DS é tão importante quanto a de Wii, mas não é o que todo mundo acha. Ainda assim, sozinhas ambas trazem muita coisa original.
Em respeito à gameplay de Rush, Colors trouxe algumas mudanças, umas boas e outras nem tanto. A começar, Sonic ganhou novas habilidades. Agora, o Homing Attack se tornou uma habilidade primária e muito melhor aprimorada, e o level design pensa nele para muitas diferentes seções. Assim, ele se torna vital, e não só uma coisinha que o Sonic pode fazer. Agora, o Boost pode ser usado no ar como um airdash absurdo. Em partes, acredito que isso foi feito pela falta dos Tricks nesse jogo, que logo já falo melhor sobre.
Você pode ver nossos outros textos sobre Sonic clicando aqui!
Sonic também pode usar um slide agora para passar por baixo de alguns lugares mas… honestamente, pra quê? Tipo, é um jogo 2D. Ele não podia só… apertar pra baixo e virar uma bola? Enfim, o botão R é usado pra exclusivamente só isso. O que é bem estranho considerando a próxima e mais legal habilidade: o Stomp. Por algum motivo o Stomp não é feito apertando R no ar, mas o botão de pular pra baixo. De forma alguma atrapalha o Homing Attack estar no mesmo botão, mas é uma decisão estranha já que em todo jogo o Slide e Stomp estão no mesmo botão e isso faz mais sentido, além de ser mais prático. De qualquer forma, o Stomp é a habilidade que eu mais gostei de Colors DS e uso muito mais do que deveria. Uma maneira rápida de chegar ao chão é algo que eu valorizo em qualquer Sonic, e é o que me faz preferir jogar de Mighty no Mania.
Mas infelizmente, nós perdemos os Tricks. Não só as poses legais que dão Tension, mas também o double jump e airdash. Quer dizer, de certa forma eu entendo. Em Colors, conseguir Boost é feito destruindo inimigos e pegando Wisps, e Sonic não pode gerar Tension sozinho. Ainda assim, nem as habilidades aéreas estão aqui, o que faz o botão R ser ainda mais estranho já que apertar ele no ar não faz nada. O airdash pôde ser substituído com o boost aéreo, mas é meio que isso. Ainda assim, a maior perda é que agora as molas e rails são só… molas e rails. A parte de você estar sempre ativo durante a gameplay foi muito afetada e isso tira a mágica de Rush. Ainda assim, mecanicamente ainda tá tudo certo e você nunca sente que falta Boost se você usar direito. Só é meio triste subir em uma mola e não ouvir o Sonic falar nada né. Falando nisso, não é mais o Jason dublando o ouriço nesse jogo. Seria bem interessante ouvir o Roger dizer os “Yeah!” dos tricks do Sonic, mas agora já foi.
Então, a mecânica principal do jogo são os Wisps, que até que são uma adição bem legal. Alguns podiam ser um pouco mais fáceis de controlar, mas em geral todos são bem divertidos. Se eu puder dar um problema a eles, é que você não tem muita janela para experimentação com as habilidades deles. Quando te dão o Wisp ciano você sabe que tem uma jóia pra acertar que vai te levar por um caminho predeterminado. Você nunca usa ele pra forjar seu próprio caminho pela fase, já que os Wisps coloridos são raros e quando você os pega, já tem um caminho melhor a pegar. Assim, eu acabo achando os Wisps meio chatinhos, porque embora sejam muito úteis, só são usados em seções scriptadas. Eu gostaria que eles dessem Wisps o tempo todo ou que você sempre tivesse um pra usar o quanto quiser gastando sua barra de boost pra ele. Se não for assim, são só gimmicks e menos uma mecânica de movimentação. Mudam a gameplay por mudar, e você não toma uso das mecânicas deles de verdade, o jogo decide onde e quando você vai usá-las.
Mas o level design compensa bastante e as fases são muito divertidas e rápidas. Esse é de longe o Rush com menos buracos e eu gostei muito de experienciar ele. Ele só tem muita pouca fase. Sonic Colors (Wii) tem muitos Acts por fase, mas só dois são realmente grandes. Ds tem duas fases grandes e algumas missões, mas elas apenas reutilizam as fases normais. Assim, é fácil dizer que o Wii tem bem mais conteúdo, e tem mesmo. Isso é meio triste pelo tanto de coisa que Rush Adventure tinha pra fazer, mas ao menos Colors DS tem bastante personalidade.
Algo que essa versão tem que o Wii não tem são bons diálogos. E tem bastante diálogo mesmo. Todas as missões do jogo trazem algum personagem da franquia para conversar com o Sonic, e as interações são muito bonitinhas. Misteriosamente tem a Blaze aqui, junto com a última menção da Marine. Shadow também aparece para ajudar Sonic a descobrir o final secreto da história, de um jeito até meio fofo. É muito bom ver a relação do Sonic com personagens como o Espio — que ele respeita enquanto é respeitado de volta. Alguns personagens trazem até uma plotline misteriosa com eles, como o fato da Rouge estar aqui em uma missão. Mas que missão?
Como conteúdo novo, Colors DS tem Special Stages (de longe as melhores de Rush), novos Wisps e um final secreto, em que você luta com a mãe Wisp gigante. Não vou falar o nome dela porque é a N Word. Infelizmente, essa versão não tem as animações bonitas do Wii, embora tenha a abertura. Isso significa que você não vai ouvir muito a voz nova do Sonic e isso é bem triste. No mais, é um ótimo jogo que você com certeza deveria tentar.