O governo oficializou a extensão do prazo para o fim do sinal analógico no Brasil. As emissoras tem até o fim de 2018 para se “converterem” totalmente em sinal digital.
A ideia do Ministério das Comunicações, é que o sinal vá se encerrando gradativamente, assim sendo… até em 2018 a maioria dos televisores sejam digital, o que está longe de ser agora.
Mas o que muda com a TV digital?
O sinal analógico é o sinal padrão enviados para antenas VHF-UHF )Very High Frequency e Ultra High Frequency) amplamente usado no mundo antes do sinal da TV Digital. A mudança do sinal analógico para o Digital possibilita uma melhor qualidade nos canais, além de uma maior segurança na transmissão. Pelo sinal não ser em uma Onda com valores contínuos, é possível remontar o sinal, para que não fique exatamente igual a Analógica.
Até 2018, o sinal analógico será transmitido, se você tem uma TV antiga (Ou chamada de TV de TUBO), entretanto você não tem escolha. Terá que ter uma antena com sinal digital e um conversor, apesar que as TVS atuais, já vem com o conversor embutido (Todas as digitais).
Segundo dados, são cerca de quase 40 milhões de televisores analógicos, tanto que isto foi um dos motivos do prazo ser prorrogado.
E você já tem sua televisão digital?
Fonte: TechTudo