Você sabe como surgiu a Criptografia? Criptografia (Do Grego kryptós, “escondido”, e gráphein, “escrita”) nada mais é que vários dados embaralhados desordenados que com alguma tabela ou fórmula revelam dados escondidos.
A Criptografia é muito usada por grandes empresas e governos como uma forma de não obter vazamento de informações, e claramente é usada em computadores para proteção de dados de usuários.
O Quadrado de Polybius
Uma das primeiras formas de Criptografia antiga foi feito na Grécia antiga chamado de Quadrado de Polybius, que ganha o mesmo nome de seu criador. O Quadrado consistia em um quadrado5x5 e em cada espaço uma letra, em cada Linha um número e em cada coluna um número:
Ou seja, para você escrever a letra A, esta deve ser composta por dois números sendo A=11, D=14 e Q = 41, sempre sendo a Linha pela Coluna. Dragão ficaria como 144211221134.
Cifra de César
Uma das outras criptografias utilizadas em tempos muitos antigos, foi a Cifra de César. Era uma criptografia simples, comparada as que já foram realizadas, consistia em adicionar 3 letras ao alfabeto normal, ou seja A passaria a ser D, como D passaria a ser a letra G.
O Quadrado de Trimethius
Este é um pouco mais complicado, funciona da mesma maneira que a Cifra de César, mas de uma forma muito mais interessante.
Ele foi feito na época da renascença por Johames Trimethius e usa mais de um afalbeto de codificação, na verdade usa 26 alfabetos. Já que ele é um quadrado de 26 x 26.
Deve se sempre alterar uma linha ao montar a palavra, para cada letra, você desce uma linha e assim por diante.
Dragão ficaria como DSCJET. É uma Criptografia interessante e que funciona de forma simples, mas que é facilemente decifrada se você obtiver o quadrado.
Existem muitas outras Criptografias como a Cifra de Vigenere, o Código AGDX e os atuais algoritmos MD5, SHA1, RSA estes ultímos que já necessitam de um computador muito potente, que seja capaz de decodificar o código sendo algumas vezes indecifrável. Até hoje não foi quebrado o Código RSA.
Teremos mais algumas coisas sobre Criptografia, que ficará para a Parte 2.
Fonte: Sobrevivendo, WikiPedia