A empresa japonesa Obayashi anunciou que terá um elevador espacial em funcionamento até o ano de 2050. Se for bem sucedida, iria revolucionar as viagens espaciais e, potencialmente, transformar a economia global. A ideia é construir ele com 96000 km de altura.
Carros robóticos movidos por motores magnéticos lineares irão transportar pessoas e cargas para a estação espacial recém-construída, em uma fração do custo de foguetes. Será em torno de 7 dias para chegar lá.
A empresa disse que a fantasia agora pode se tornar uma realidade por causa do desenvolvimento da nanotecnologia de carbono.
“A resistência à tração é quase cem vezes mais forte do que o cabo de aço por isso é possível”, disse o Sr. Yoji Ishikawa, gerente de pesquisa e desenvolvimento da Obayashi.
“Neste momento, não podemos fazer o cabo longo o suficiente. Nós só podemos fazer nanotubos de 3 centímetros de comprimento, mas precisamos de muito mais … nós pensamos que em 2030 nós iremos ser capazes de fazê-lo.”
Universidades em todo o Japão têm vindo a trabalhar sobre os problemas e todos os anos eles realizar concursos para compartilhar e aprender uns com os outros.
A equipe da Universidade de Kanagawa tem vindo a trabalhar em carros robóticos ou montanhistas.
Professor Tadashi Egami disse tensão no cabo pode variar, dependendo da altura e da gravidade.
“Estamos estudando quais mecanismos são necessários a fim de ascender a diferentes altitudes e o melhor sistema de freio”, diz Egami.
Um grande estudo internacional em 2012 concluiu o elevador espacial foi possível, mas o melhor alcançado com a cooperação internacional eo Sr. Ishikawa de Obayashi concordou.
“Eu não acho que uma empresa pode fazer isso, vamos precisar de uma organização internacional para fazer este grande projeto”, disse ele.
Especialistas disseram que o elevador espacial poderia sinalizar o fim de foguetes terrestres, que são extremamente caros e perigosos. Usando um ônibus espacial, levar 1 KG de carga para o espaço custa cerca de US $ 22.000. Já o elevador espacial, a estimativa é de cerca de 200 dólares.
Com o elevador espacial,seria possível que pequenos foguetes pudessem ser alojados e lançados a partir de estações no espaço sem a necessidade de grandes quantidades de combustível necessárias para romper a força gravitacional da Terra. Espera-se também o elevador espacial poderia ajudar na resolução de problemas de energia do mundo, através da apresentação de uma enorme quantidade de energia solar barata ou pelo armazenamento de resíduos nucleares.
E é claro que isso também alavancaria o turismo espacial. A Obayashi está trabalhando em carros que poderão levar 30 pessoas no elevador. E é claro para isso dar certo a viagem não pode ser muito longa até aLua.
Será que realmente iremos ver elevadores espaciais em 2050?
Via ABC