Projeto Loon está desenvolvendo uma nova geração de balões em conjunto com a agência espacial francesa

google-project-loon-hq-photo-large-hangar-press-shot-blue

Há algum tempo atrás divulgamos sobre o projeto Loon do Google, por aqui. E  já foi percorrido um longo caminho desde que o Google X começou a trabalhar nele em 2011.  Seus balões podem agora ficar na estratosfera por 100 dias e recentemente ganhou uma transportadora parceira na Austrália, a Telstra.

Agora, a agência espacial da França, Centre National d’Etudes Spatiales (CNES), revelou que vai colaborar com o laboratório semi-secreto do Google por um ano. Aparentemente, a agência está ajudando Mountain View analisar os dados de testes em curso, bem como ajudar a desenvolver o design dos pontos de acesso flutuantes. Já o Google, por outro lado, vai ajudar o CNES a realizar voos de balão de longa duração para a estratosfera.

“Nenhuma solução simples pode resolver um problema tão complexo. É por isso que estamos trabalhando com especialistas de todo o mundo, como o CNES, a investir em novas tecnologias, como o Projeto Loon que usam a força dos ventos para fornecer Internet para áreas rurais e áreas remotas “, disse Mike Cassidy, o vice-presidente do Google responsável pelo projeto. O CNES tem uma longa história de pesquisa a balões estratosféricos (50 anos, de acordo com o seu pronunciamento) e continua a lançar cerca de 20 por mês.

Marc Pircher (diretor CNES ‘Toulouse Space Center) disse ao SpaceNews que pensou que Projeto Loon nãoera tão realista, quando o Google mostrou seus planos a agência. Afinal, a empresa quer implantar 100 mil balões para fornecer conexão à internet em áreas remotas ao redor do mundo e, em seguida, recuperá-los quando eles perdem ar – algo que está longe de ser fácil ou prático (se for perder o balão é fácil? :D) .

No fim das contas eles iniciaram uma parceria, já que o pessoal por trás do projeto tem idéias brilhantes, como reduzir o custo de balões atmosféricos em dez vezes ou mais.

Bacana não? Será que iremos ver um balão do Google passando por aqui logo logo?

Via Engadget