Pensou como seria morar no deserto? Com vários problemas de escassez, além do calor insuportável, seria bem complicado de morar por lá não? Entretanto tudo pode mudar com se você pudesse morar em uma cidade como essa criatura mecânica imaginada pela arquiteta Stephane Malka
Trata-se da Green Machine, uma cidade sobre uma plataforma que ficaria passeando pelo deserto a fim de tornar seu solo produtivo.
De acordo com o projeto, as pernas da cidade mecânica teriam esteiras na frente e atrás. Com isso, a primeira passaria arando o terreno enquanto a segunda injetaria minerais, água e sementes para que vários tipos de vegetação pudessem crescer. Com o tempo e com a repetição desse procedimento, espera-se que o solo do deserto pudesse se tornar mais produtivo, tanto para fins de cultivo quanto para a simples expansão da área verde do planeta.
O conceito de uma cidade móvel nesses moldes não é exatamente uma novidade. Malka simplesmente recriou a ideia para uma finalidade mais produtiva que a simples movimentação de uma cidade, como previam modelos anteriores criados a partir da década de 1960.
Para sobreviver, até que o solo fique fértil o suficiente, os moradores teriam tudo dentro dessa cidade mecânica, como escolas, fazendas e um sistema de água usando a condensação por esses balões atmosféricos, e painéis solares espalhados por toda a cidade.
Entretanto por enquanto não há estudos de viabilidade econômica para esse projeto, algo fundamental para iniciar algo deste porte. Por mais que a ideia seja interessante, as cidades móveis parecem mais refúgios para a humanidade em épocas difíceis, do que algo para um futuro próximo.
Quem sabe não usamos isso na Lua Europa de Júpiter?
Via Tecmundo