A mais recente história sobre a polícia e seus equipamentos de varredura 3D vem de Queensland, na Austrália, onde a polícia recentemente investiu em um aparelho chamado Zebedee. Ele usa lasers da mesma forma que morcegos usam sonar para encontrarem seu caminho.
Tudo o que você precisa fazer é caminhar segurando o dispositivo, e o Zebedee lança lasers em todas as direções, e então ele mede os retornos recebidos. É a mesma tecnologia usada por pesquisadores no ano passado para escanear a Torre de Pisa em apenas 20 minutos. Ela também é bastante popular entre arqueólogos e espeleologistas.
A polícia de Queensland usa o Zebedee para um fim bem específico: ele cria excelentes mapas de cenas de crimes. Como tudo é mais ou menos perdido quando a cena do crime é aberta para o público, a varredura 3D dá a investigadores uma captura instantânea do local para eles observarem por todos os ângulos.
A polícia de Queensland também espera usar em acidentes, já que vai reduzir o tempo e reduzir a interferências, além de permitir acesso a áreas que não podiam ser atingidas anteriormente de acordo com Comissário Ian Stewart, da Polícia de Queensland. Será que daria certo ter scanner desses no Brasil?
Via Gizmodo