Z(443o) que parece mais como uma estação de música, é a mais recente partícula comprovada no LHC. E pode ser a evidência dos tetraquarks, uma nova forma de matéria.
Quarks são todas as partículas subatômicas que forma toda a matéria. Tetraquarks, como o próprio nome já diz, são um quarteto de Quarks uma nova forma hipotética da matéria. Os pesquisadores do CERN descobriram mais de 4000 novas partículas e estão agora realizando testes no Z(4430) para verificar se é a evidência dos tetraquarks que os cientistas estão procurando.
O teórico israelense Marek Karliner diz que a composição da partícula muito provavelmente é um tetraquark. Contudo a NewScientist relata que a taxa de decaimento da partícula preocupa os cientistas, já que está decaindo 10 vezes mais rápido do que eles esperam de um tetraquark
Se realmente a descoberta do Grande Colisor de Hádrons está mudando todos os precedentes da matéria, o que seria se existisse os pentaquarks ou hexaquarks? Kaliner diz que nada determina o que pode ser associado ou não, ou seja estamos em um campo totalmente desconhecido por enquanto.
Como os tetraquarks irão mudar a matéria? Não sabemos, mas quem sabe em um futuro não tão distante isso não mude nossa compreensão sobre o mundo?
Via Geek Os System