A primeira animação de ONE PIECE — Taose! Kaizoku Ganzack

Em 1998, antes da Toei tomar a frente com o anime de One Piece, a colossal Production I.G. fez uma curta animação com Luffy, Zoro e Nami fazendo uma visita à uma ilha dominada por piratas. Production I.G. é o grande nome por trás de FLCL, The End of Evangelion e Ghost in the Shell, então é até meio bizarro imaginar que esse estúdio teria algum envolvimento com One Piece. “Taose! Kaizoku Ganzack” foi provavelmente a primeira animação que a obra recebeu e possui uma historinha simples, mas original. O bando do chapéu de palha consiste apenas dos três membros originais de Romance Dawn, e o pirata Ganzack nunca foi mencionado no mangá ou no anime. Assim como todos os vilões do início do anime eles tem ambições grandes demais para si próprios, e se consideram os mais fortes do mar sendo que nem passaram pela Grand Line ainda. Com o seu design baseado em uma armadura de caranguejo que pode atirar pelas garras, acaba sendo uma adição bem interessante para o elenco de pequenos vilões do início da jornada do Luffy.

Ganzack

Eu realmente ando viciada em One Piece então decidi que, enquanto assisto o anime e jogo todos os jogos que conseguir, também vou assistir os filmes. 30 minutos ainda é um filme pra mim, então decidi começar por ele que antecede as produções da Toei. A animação da I.G. é muito única e detalhada, e traz uma visão diferente dos designs dos personagens. Os corpos são mais “padronizados”, se assemelhando mais a… seres humanos, e não bonecões magrelos como no anime (eu amo esses bonecos ainda assim). O estilo de narrativa também foge muito de como o anime acabou sendo, já que não adapta quadros de um mangá e é estruturado como uma história relativamente “realista”. Quer dizer, não tem pausas no meio de uma luta pra personagens do cenário comentarem algo, as coisas apenas continuam fluindo. Ainda assim, a história por si só é bastante curta. Acredito que naquela época algumas pessoas assistiram o OVA sem conhecer One Piece, e para qualquer um que não conhecia a obra, acredito que é uma belíssima introdução. Não fala nada demais sobre a história dos personagens, mas traz uma ideia geral sobre cada um: Luffy é um homem-borracha e almeja virar o rei dos piratas. Zoro luta usando três espadas e é conhecido como caçador de piratas. Nami é a mente do grupo e, embora não saiba lutar, sem ela Luffy não chegaria muito longe nem nesse OVA. E ela é gananciosa.

Podemos ver brevemente a relação entre os personagens, a expressividade deles e até escutamos o nome do Shanks quando Luffy se irrita por terem pisado no chapéu dele. Eu simplesmente amo esse tipo de produção, que mesmo sendo limitada busca apresentar o máximo que pode de um universo para alguém que não o conhece, sem fugir da sua própria narrativa que é quase sempre original. Cowboy Bebop: Knocking On Heaven’s Door tem uma ideia muito parecida, mas nesse caso, ainda é um filme que se conecta com a história do anime. Eu gostaria de ter encontrado uma maneira de assistir Ganzack com um pouco mais de qualidade, ainda assim, mas acredito que não houveram relançamentos em alta definição para esse OVA. A música é bem interessante e eu gostaria de ouvir melhor essas vozes tão diferentes para protagonistas que ouvimos há décadas. Enfim, obrigada por terem lido esse curto textinho. Boa noite!